É inegável a importância das relações interpessoais dentro do contexto escolar, sendo fundamental compreender as variáveis que interferem negativamente ou favorecem relações positivas. Nesse sentido, entende-se que a comunicação não violenta, que pode ser compreendida como um processo de entendimento que facilita o diálogo por meio da observação e empatia, pode trazer grandes contribuições no âmbito escolar. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo, investigar o conhecimento sobre a comunicação não violenta e sua prática por parte de docentes da Educação Básica. Contou-se com a participação de docentes das redes pública e privada de ensino da cidade de João Pessoa/PB. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on-line, cujas respostas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo Temática. De modo geral, os resultados apontam que os docentes entrevistados pouco ou nada haviam ouvido sobre comunicação não violenta em suas formações iniciais e continuadas. Contudo, ao avaliarem o processo de comunicação estabelecido em sala de aula com seus alunos e alunas, a maior parte considera que ela é efetiva e saudável, o que demonstra que mesmo sem que haja o conhecimento teórico eles aplicam elementos da CNV em seu cotidiano. A maior parte dos docentes criticou a comunicação autoritária, ressaltando que esta gera medo entre os alunos, além de motivar comportamentos agressivos na sala de aula. Diante disso, reforça-se a importância de uma comunicação pautada na não violência para que as relações entre professores e alunos seja mais respeitosa e possa contribuir para o desenvolvimento integral dos educandos.