RECURSO PEDAGÓGICO ADAPTÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89835 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3178 "inscrito_id" => 15066 "titulo" => "RECURSO PEDAGÓGICO ADAPTÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "O trabalho aborda sobre recursos didáticos adaptáveis no ensino de Ciências Naturais, por ser considerado de fundamental importância para a inclusão de deficientes no processo de ensino e aprendizagem. O artigo teve como objetivo analisar a aplicação de recursos didáticos para a inclusão de alunos deficientes visuais no ensino de Ciências Naturais. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico de trabalhos que abordavam o tema, a coleta de dados obtidos foi através do site de buscas Google acadêmico, o banco de dados do Instituto Benjamin Constant (IBC), o Banco de Teses da Capes e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), que buscou identificar produções acadêmicas em forma de artigos, monografias, teses e dissertações publicados em anais de eventos, periódicos nacionais ou coletados em dados de instituições. Para a busca foram delimitadas as seguintes palavras-chave: recursos didáticos, ensino de ciências, deficiência visual. Através do estudo observou a intensificação de pesquisas sobre o ensino de ciências para alunos com deficiência visual. Com o resultado da pesquisa foi possível confirmar que há possibilidade de inclusão através dos recursos pedagógicos adaptáveis, esses materiais além de auxiliarem os professores nas práticas metodológicas e transposição de conteúdos ainda promovem a socialização com resultados positivos para promoção de uma educação de qualidade e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15066_TB3178_10082022193333.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FATONY FÁRAH HAIDAR RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FATONY HAIDAR" "autor_email" => "fatony_farah@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89835 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3178 "inscrito_id" => 15066 "titulo" => "RECURSO PEDAGÓGICO ADAPTÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "O trabalho aborda sobre recursos didáticos adaptáveis no ensino de Ciências Naturais, por ser considerado de fundamental importância para a inclusão de deficientes no processo de ensino e aprendizagem. O artigo teve como objetivo analisar a aplicação de recursos didáticos para a inclusão de alunos deficientes visuais no ensino de Ciências Naturais. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico de trabalhos que abordavam o tema, a coleta de dados obtidos foi através do site de buscas Google acadêmico, o banco de dados do Instituto Benjamin Constant (IBC), o Banco de Teses da Capes e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), que buscou identificar produções acadêmicas em forma de artigos, monografias, teses e dissertações publicados em anais de eventos, periódicos nacionais ou coletados em dados de instituições. Para a busca foram delimitadas as seguintes palavras-chave: recursos didáticos, ensino de ciências, deficiência visual. Através do estudo observou a intensificação de pesquisas sobre o ensino de ciências para alunos com deficiência visual. Com o resultado da pesquisa foi possível confirmar que há possibilidade de inclusão através dos recursos pedagógicos adaptáveis, esses materiais além de auxiliarem os professores nas práticas metodológicas e transposição de conteúdos ainda promovem a socialização com resultados positivos para promoção de uma educação de qualidade e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15066_TB3178_10082022193333.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FATONY FÁRAH HAIDAR RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FATONY HAIDAR" "autor_email" => "fatony_farah@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }