RESUMO A educação consiste na ferramenta de inclusão mais promissora quando se trata de integração de povos. Ao que se refere aos povos indígenas suas culturas, tradições e lendas passam a ser ameaçadas pela inserção da cultura normativa que vai inserindo condições e forçando o desmembrar dos aspectos intrínsecos da vida indígena. Por ser um instrumento de mudanças e de fusão cultural a educação intercultura se torna desafiadora devido ao equilíbrio, uma vez que a população indígena sempre perde por falta de estrutura. Este estudo vem corroborar com a discussão sobre a realidade da educação indígena, a relação de professores, alunos e comunidade para compreender as necessidades e as mudanças que são acionadas para a qualificação do ensino nas escolas indígenas do município de Japurá-AM e como se tem percebido as aplicações do ensino de Língua Portuguesa na realidade indígena. Como premissa e objetivo principal este estudo busca analisar de quais maneiras a educação intercultural impacta na vida da sociedade indígena e com base em documentos norteadores como a BNCC e o RCA podem colaborar para a melhoria na qualidade do ensino, na busca de efetivação dos valores locais e a adequação para as inovações trazidas para promover melhorias no sistema. Com perspectiva exploratória e de natureza qualitativa os dados foram coletados com auxílio de instrumentos estruturados e semiestruturados para a análise e discussão sobre os papéis da educação e sua mutualidade. Como resultado se percebe que a educação dentro da escala de valorização dos aspectos linguísticos é relevante para o realinhamento da educação e oportunização de valores multiculturais para aplicação de metodologias diferenciadas e favoreça a formação e inclusão indígena.