A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDIGENA: CONTEXTO E DESAFIOS DA LINGUA PORTUGUESA EM COMUNIDADES DE JAPURÁ-AM-BRASIL
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Por ser um instrumento de mudanças e de fusão cultural a educação intercultura se torna desafiadora devido ao equilíbrio, uma vez que a população indígena sempre perde por falta de estrutura. Este estudo vem corroborar com a discussão sobre a realidade da educação indígena, a relação de professores, alunos e comunidade para compreender as necessidades e as mudanças que são acionadas para a qualificação do ensino nas escolas indígenas do município de Japurá-AM e como se tem percebido as aplicações do ensino de Língua Portuguesa na realidade indígena. Como premissa e objetivo principal este estudo busca analisar de quais maneiras a educação intercultural impacta na vida da sociedade indígena e com base em documentos norteadores como a BNCC e o RCA podem colaborar para a melhoria na qualidade do ensino, na busca de efetivação dos valores locais e a adequação para as inovações trazidas para promover melhorias no sistema. 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