O coordenador pedagógico tem importante papel dentro de uma escola, tendo em vista que no ambiente escolar esse profissional atua como agente articulador, orientador, formador e transformador, buscando integrar todos os participantes do processo ensino e aprendizagem. Todavia, até mesmo sem se dar conta, muitas vezes ele assume uma infinidade de atribuições que não condizem com suas reais funções, fato que dificulta sobremaneira o seu trabalho. Por conseguinte, as demandas em excesso acarretam em frustração e desânimo perante a impossibilidade de dar conta de todas elas, principalmente quando estas não são da sua competência. Desse modo, este trabalho tem como objetivo geral conhecer o trabalho do coordenador, bem como, identificar suas reais funções dentro da escola de modo a contribuir para o desenvolvimento de uma prática educativa profícua. Para desenvolvimento da pesquisa, visitamos uma escola pública localizada na cidade de Brejo Santo/CE, para acompanhar de perto o trabalho do Coordenador pedagógico, a fim de mapear as funções a ele designadas. Para a metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O trabalho está respaldado nos estudos de Clementi (2012), Franco (2008), Libâneo (2004), Orsolon (2001), e outros estudiosos do assunto. Concluímos ao final da pesquisa que o coordenador pedagógico da escola investigada, desenvolve um trabalho coletivo pautado na ação-reflexão-ação, sempre em parceria com os professores e a comunidade escolar, transformando o cenário em um lugar aprazível e acolhedor em que todos os agentes envolvidos no processo educativo participam com entusiasmo das atividades escolares, priorizando e garantindo a aprendizagem dos alunos, bem como o convívio harmônico entre todos os profissionais envolvidos nesse processo.