O ato de ensinar química pode ser desafiador, alguns conteúdos apresentam características abstratas que dificultam a aprendizagem dos discentes. Sabendo disso, o objetivo deste trabalho é analisar o uso de formulários gamificados como auxílio na avaliação do ensino do conteúdo de equilíbrio químico, utilizando a plataforma “ClassCraft”. Implementamos essa ideia em uma turma de 4° ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Pau dos Ferros-RN. A turma foi dividida em seis grupos, com isso eles tiveram que trabalhar em grupo para que o mesmo ganhasse muitos pontos, como também trabalharam o individual, já que esses pontos eram conquistados individualmente e em seguida era realizado um somatório com todos os membros do grupo. Para avaliarmos a proposta de intervenção, realizamos uma pesquisa qualitativa através de um questionário de opinião, e quantitativa observando o resultado dos pontos obtidos durante a aplicação do jogo. Os dados coletados indicaram um resultado satisfatório, os alunos demonstraram aprendizagem em química realizando as atividades gamificadas. O que reforça esse efeito positivo foram os resultados obtidos na avaliação realizada pelo professor. Portanto, é considerável a utilização dessa estratégia para o ensino de química, fortalecendo a motivação através da ludicidade, o trabalho em grupo e criatividade.