O saber não é apenas uma transferência de conhecimento e sim uma construção cotidiana, uma vez que pedagogicamente, a partir de sua experiência, o aluno produz seu próprio conhecimento. Diante desse prisma, o uso de novas práticas pedagógicas no processo de ensino/aprendizagem se faz cada vez mais necessária. Deixar o modo tradicional e optar por novas ferramentas motiva e desperta o interesse dos educandos pela proposta e pelo conteúdo trabalhado em sala de aula, para promover e despertar no aluno o interesse em aprender. A relevância social de toda a pesquisa exposta é a contribuição para um aprendizado, neste caso, da Geografia mais significativo no uso de jogos, dinâmico e aplicável no cotidiano discente. A presente pesquisa se destina a utilização de atividade lúdica no ensino da Geografia, na E.E. Henrique de Souza Filho, situada no bairro San Genaro no município de Ribeirão das Neves/MG, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, realizando-se um estudo de caso por meio de uma atividade prática em sala de aula. O trabalho expõe como objetivo apresentar a significativa inclusão de jogos no processo de ensino aprendizagem no componente curricular: Geografia.