INSERÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90096 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3500 "inscrito_id" => 15260 "titulo" => "INSERÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "As diretrizes curriculares para cursos de graduação em medicina apontam que o projeto pedagógico deverá ser construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo, com vistas à formação integral e adequada do estudante, articulando ensino, pesquisa e extensão; utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos; desenvolver instrumentos que verifiquem a estrutura, os processos e os resultados, em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação e com a dinâmica curricular da instituição; bem como manter permanente Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, com vistas à valorização do trabalho docente, ao maior envolvimento dos professores com o Projeto Pedagógico e a seu aprimoramento em relação à proposta formativa, por meio do domínio conceitual e pedagógico, que englobe estratégias de ensino ativas, pautadas em práticas interdisciplinares, de modo a assumirem maior compromisso com a transformação da escola médica. O estudo tem por objetivo relatar a experiência da inserção do profissional pedagogo na gestão pedagógica de um curso de graduação em medicina. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa realizada desde a implantação do curso de graduação em medicina do Centro Universitário de Patos – UNIFIP, localizado no município de Patos, estado Paraíba – Brasil. O curso de graduação foi autorizado e implantado no ano de 2014 e em seu processo de atualização do projeto pedagógico do curso contou com a presença de diversos especialistas, dentre eles um pedagogo com especialização em metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Tal experiência implica na reflexão por uma formação sólida do pedagogo no que tange aspectos que transcendem o conhecimento do currículo, planejamento, didática e avaliação da educação básica para novos horizontes no ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15260_TB3500_10082022231231.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVERSON LUCENA" "autor_email" => "eversonmaa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90096 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3500 "inscrito_id" => 15260 "titulo" => "INSERÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "As diretrizes curriculares para cursos de graduação em medicina apontam que o projeto pedagógico deverá ser construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo, com vistas à formação integral e adequada do estudante, articulando ensino, pesquisa e extensão; utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos; desenvolver instrumentos que verifiquem a estrutura, os processos e os resultados, em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação e com a dinâmica curricular da instituição; bem como manter permanente Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, com vistas à valorização do trabalho docente, ao maior envolvimento dos professores com o Projeto Pedagógico e a seu aprimoramento em relação à proposta formativa, por meio do domínio conceitual e pedagógico, que englobe estratégias de ensino ativas, pautadas em práticas interdisciplinares, de modo a assumirem maior compromisso com a transformação da escola médica. O estudo tem por objetivo relatar a experiência da inserção do profissional pedagogo na gestão pedagógica de um curso de graduação em medicina. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa realizada desde a implantação do curso de graduação em medicina do Centro Universitário de Patos – UNIFIP, localizado no município de Patos, estado Paraíba – Brasil. O curso de graduação foi autorizado e implantado no ano de 2014 e em seu processo de atualização do projeto pedagógico do curso contou com a presença de diversos especialistas, dentre eles um pedagogo com especialização em metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Tal experiência implica na reflexão por uma formação sólida do pedagogo no que tange aspectos que transcendem o conhecimento do currículo, planejamento, didática e avaliação da educação básica para novos horizontes no ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15260_TB3500_10082022231231.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVERSON LUCENA" "autor_email" => "eversonmaa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }