As dificuldades na leitura é um problema visível dentro e fora do contexto escolar e tem sido motivo para várias discussões e estudos em busca de soluções para a temática em questão. Porém neste contexto as dificuldades de leitura e de escrita geralmente são percebidas no período de alfabetização onde partindo dos pressupostos os educadores devem ter um olhar direcionado para as práticas metodológicas, como também a renovação do ensino frente ás dificuldades de aprendizagem. Um saber olhar, sentir e perceber que a criança é um ser interativo é uma habilidade que vai direcionar o processo ensino – aprendizagem, onde os profissionais da educação devem buscar fundamentos teóricos com o objetivo de desenvolver estratégias para trabalhar com as dificuldades de leitura na sala de aula e analisando as diversas práticas que impulsionam na criança o desejo de aprender. Portanto, o estudo tem o propósito de orientar e subsidiar os professores que lecionam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental a desenvolverem durante o ano letivo projetos que ajude as crianças a superarem as dificuldades de leitura e de escrita. Onde os fundamentos serviram como base para a investigação que desencadeou na discussão dos resultados, o favorecimento para os encaminhamentos necessários que constam nas considerações finais do estudo, desenvolvido numa escola da rede privada no município de Piancó PB.