Com o avanço tecnológico é notória a necessidade de buscar alternativas interativas para tornar o ensino/aprendizado mais eficaz, e com isso percebe-se que a multimodalidade influencia diretamente na vida do professor, alterando sua forma de ensinar, o que reflete nas mudanças das práticas pedagógicas contemporâneas. O objetivo da pesquisa é investigar como as práticas docentes sob a óptica das culturas multimodais dos professores contribuem significativamente para o aprendizado dos alunos no intuito de estimular as práticas interativas virtuais. Como metodologia foi realizada uma pesquisa de campo semiestruturada com perguntas abertas e fechadas, com entrevista pelos meios virtuais, contando com a participação de 10 professores das rede municipal e estadual escolhidos aleatoriamente com base nos estudos da Laurence Bardin (2012). Utilizou-se as bibliografias dos seguintes autores: Dornyei (2014), Knuppel (2016), Fernandes (2020), Viana; Ribeiro (2020) entre outros. Como resultado deste trabalho percebeu-se que o ambiente virtual favorece as práticas pedagógicas e que o professor necessita fazer uso dessas mídias para obter sucesso na aprendizagem dos alunos, com uma perspectiva sistêmica e complexa, que devem estar presentes nas práticas dos professores contemporâneos.