O presente texto tem por objetivo trabalhar com o conceito de bairro, através da elaboração de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova em Nova Iguaçu, que faz parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais que é muito rica para os estudos relacionados à geografia e também ao letramento cartográfico. O referencial teórico deste artigo dialoga com autores das áreas de educação e principalmente da geografia e ciências humanas em geral. O texto é uma homenagem à Professora Lívia de Oliveira, com suas grandiosas contribuições a respeito do conceito de percepção, além disso, as pesquisas e os estudos feitos por Lana Cavalcante sobre mapas mentais apresentam-se bastante pertinentes. A metodologia adotada utilizou de revisão bibliográfica, atividade de campo – composta pelo trajeto entre a residência e a escola –, material fotográfico, entrevista com funcionários e alunos da Escola Municipal Capistrano de Abreu, situada no bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu. Leitura de textos infantis em sala de aula com os integrantes do horário integral sobre o conceito de bairro e de escola. Sendo eles “O Bairro de Marcelo” (Rocha, 2012) o livro “Meu Bairro” (Victorino, 1993), e o livro “Meu Bairro, pessoas e lugares” (Bullard, 2012). Por fim, os mapas mentais elaborados pelos alunos do referido programa, se mostraram como uma ferramenta pedagógica importante para o ensino de geografia, na qual é possível utilizar os elementos cartográficos essenciais para o aprendizado dos discentes. Desse modo, através da percepção, o aluno poderá compreender melhor as funções dos objetos presentes no bairro, auxiliando, assim, na construção e na transformação da realidade socioambiental desse espaço de vivência.