A grande produção de lixo nos centros urbanos como o bagaço de cana-de-açúcar gerado pelo comércio de caldo de cana nas ruas das cidades vem gerando sérios problemas ambientais. Assim, é essencial destacar ações que minimizem o descarte inadequado desse rejeito, promovendo um destino útil para o mesmo. Assim, a educação ambiental é de suma importância para a conscientização da população, principalmente de jovens estudantes, os quais serão cidadãos potencialmente responsáveis pelas decisões futuras a respeito do tema. Logo, este trabalho teve como objetivo, provocar a conscientização de professoras e jovens estudantes de escolas estaduais do ensino médio de Pernambuco sobre questões ambientais, como soluções sobre o acúmulo de lixo urbano, bem como incentivar a curiosidade científica através de práticas investigativas utilizando o bagaço de cana-de-açúcar (rejeito da moagem na obtenção do caldo de cana) como substrato na germinação e crescimento inicial de feijão. Na metodologia, três variedades de feijão (caupi, mulatinho e fava) foram semeadas utilizando três tipos de substrato: substrato comercial, substrato comercial+bagaço de cana-de-açúcar 1:1 e substrato comercial+bagaço de cana-de-açúcar 1:3. Observou-se que estas leguminosas se desenvolveram bem com a presença do bagaço de cana quando comparado ao substrato comercial. Assim, representa uma grande vantagem em relação ao custo benefício e a minimização do descarte inadequado do lixo urbano. No final, verificamos o despertar do senso crítico a respeito do aproveitamento do lixo urbano e dos impactos socioeconômicos, bem como a construção de novos saberes e o estímulo do interesse das estudantes pela pesquisa científica.