As atividades experimentais são essenciais no processo de ensino e aprendizagem pois propiciam aos estudantes o desenvolvimento das habilidades: formulação e verificação de hipóteses, compreensão, simplificação e modelagem de problemas, bem como elaboração de resultados por meio de conceitos científicos. A pandemia do COVID-19 modificou a forma de ensinar nas instituições, de tal modo que as aulas experimentais tiveram que se adequar ao ensino remoto, surgindo um novo desafio para o professor, como ensinar disciplinas de caráter experimental? Este trabalho descreve a realização de uma atividade experimental que consistiu na análise do Pêndulo Simples. A elaboração e execução foi realizada em quatro etapas: na primeira etapa foi gravado vídeos do sistema em movimento com auxílio de um celular variando os parâmetros relevantes para a análise, na segunda, foi apresentado no encontro síncrono, a teoria necessária para o entendimento do experimento e as ferramentas necessárias para o entendimento do sistema, na terceira etapa, os vídeos foram compartilhados e os alunos obtiveram os valores do período de oscilação do sistema que foram inseridos em um formulário Google, e na quarta etapa, a confecção de um relatório com a teoria e a análise dos dados obtidos. Os resultados da aprendizagem e participação dos alunos foram considerados satisfatórios. Assim, a experimentação remota pode ser utilizada como ferramenta no processo de construção do conhecimento, pois possibilita o acesso a experimentos reais utilizando recursos tecnológicos, contribuindo de forma atrativa para a formação do aluno, além de motivar e despertar o interesse por novos experimentos.