Diversos estudos e pesquisas na área de ensino de física tem apresentado experiências e impressões de professores que atuam na educação básica ao trabalhar temas da física com alunos com necessidades educativas especiais buscando propagar prováveis abordagem teóricos- metodológicas que tem obtidos bons resultados. O presente trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos publicadas no XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF no ano de 2019, buscando traçar um panorama da temática no evento. Para tanto, foi feita uma análise dos trabalhos, onde dos 349 trabalhos publicados foram identificados 19 que tratam do tema, dos quais apenas 6 fazem referência a teoria da aprendizagem adotada pelos professores para trabalhar com seus alunos temas da física em uma perspectiva inclusiva. O ensino de física na perspectiva inclusiva apesar de não figurar como uma das temáticas com mais pesquisas no evento tem demostrado caminhos para o debate e estudos do tema nos cursos de formação inicial e continuada e na implementação de novas abordagens teóricos- metodológicas para a construção do conhecimento e inclusão dos estudantes.