PROTAGONISMO DISCENTE: ANALISANDO AVANÇOS E DESAFIOS NO USO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS DE ENSINO POR ESTUDANTES DE BIOLOGIA EM CENÁRIOS PRÉ-PANDÊMICO E PANDÊMICO
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87361 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 1285 "titulo" => "PROTAGONISMO DISCENTE: ANALISANDO AVANÇOS E DESAFIOS NO USO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS DE ENSINO POR ESTUDANTES DE BIOLOGIA EM CENÁRIOS PRÉ-PANDÊMICO E PANDÊMICO" "resumo" => "Nos últimos anos, em função da demanda pelo ensino remoto causada pela Pandemia de Covid-19, houve um grande crescimento no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sobretudo no Ensino Superior, tornando disponível novas ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem; entretanto, mesmo imersos num mundo e em uma cultura cada vez mais tecnológica, do ponto de vista acadêmico, é necessário analisar o quanto os alunos de graduação estão se apoderando dessa grande quantidade de recursos, ferramentas e conteúdo, adquirindo de fato uma perspectiva mais protagonista em relação à sua formação acadêmica. Objetivou-se avaliar o protagonismo discente quanto ao uso de ferramentas e conteúdos disponibilizados na plataforma Moodle em um estudo quantitativo exploratório, antes e durante a Pandemia de Covid-19. Foram contabilizados os dados de acesso aos recursos disponíveis no Moodle por alunos da disciplina de Biologia em semestres de ensino presencial (período pré-pandêmico) e de ensino remoto (período pandêmico). O conteúdo disponibilizado foi categorizado em Conteúdo Básico Obrigatório (correspondendo às aulas gravadas, atividades avaliativas, ementa da disciplina e quadro de notas) e Conteúdo Complementar (acesso a sites, arquivos de textos, vídeos e e-books abordando conteúdo complementar em consonância ao conteúdo básico obrigatório), sendo contabilizado o acesso feito pelos alunos matriculados nos períodos 2018.2 e 2019.1 (períodos de ensino presencial) e de 2020.1 e 2020.2 (períodos de ensino remoto). Foi feita a análise de correlação com o uso do programa estatístico SAS®. Não houve diferença significativa entre o acesso dos alunos ao conteúdo complementar entre os dois períodos avaliados (antes e durante a Pandemia). Os dados obtidos demonstraram correlação positiva entre o acesso ao conteúdo básico obrigatório e a média final obtida na disciplina pelos alunos. O acesso ao conteúdo complementar não aumentou significativamente durante o ensino remoto. Alunos que acessaram o conteúdo complementar tiveram, comparativamente, melhor desempenho nas avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1285_TB575_07062022174221.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA DE MEDEIROS BANDEIRA" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catmbio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87361 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 1285 "titulo" => "PROTAGONISMO DISCENTE: ANALISANDO AVANÇOS E DESAFIOS NO USO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS DE ENSINO POR ESTUDANTES DE BIOLOGIA EM CENÁRIOS PRÉ-PANDÊMICO E PANDÊMICO" "resumo" => "Nos últimos anos, em função da demanda pelo ensino remoto causada pela Pandemia de Covid-19, houve um grande crescimento no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sobretudo no Ensino Superior, tornando disponível novas ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem; entretanto, mesmo imersos num mundo e em uma cultura cada vez mais tecnológica, do ponto de vista acadêmico, é necessário analisar o quanto os alunos de graduação estão se apoderando dessa grande quantidade de recursos, ferramentas e conteúdo, adquirindo de fato uma perspectiva mais protagonista em relação à sua formação acadêmica. Objetivou-se avaliar o protagonismo discente quanto ao uso de ferramentas e conteúdos disponibilizados na plataforma Moodle em um estudo quantitativo exploratório, antes e durante a Pandemia de Covid-19. Foram contabilizados os dados de acesso aos recursos disponíveis no Moodle por alunos da disciplina de Biologia em semestres de ensino presencial (período pré-pandêmico) e de ensino remoto (período pandêmico). O conteúdo disponibilizado foi categorizado em Conteúdo Básico Obrigatório (correspondendo às aulas gravadas, atividades avaliativas, ementa da disciplina e quadro de notas) e Conteúdo Complementar (acesso a sites, arquivos de textos, vídeos e e-books abordando conteúdo complementar em consonância ao conteúdo básico obrigatório), sendo contabilizado o acesso feito pelos alunos matriculados nos períodos 2018.2 e 2019.1 (períodos de ensino presencial) e de 2020.1 e 2020.2 (períodos de ensino remoto). Foi feita a análise de correlação com o uso do programa estatístico SAS®. Não houve diferença significativa entre o acesso dos alunos ao conteúdo complementar entre os dois períodos avaliados (antes e durante a Pandemia). Os dados obtidos demonstraram correlação positiva entre o acesso ao conteúdo básico obrigatório e a média final obtida na disciplina pelos alunos. O acesso ao conteúdo complementar não aumentou significativamente durante o ensino remoto. Alunos que acessaram o conteúdo complementar tiveram, comparativamente, melhor desempenho nas avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1285_TB575_07062022174221.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA DE MEDEIROS BANDEIRA" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catmbio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }