O ensino de matemática que se ensina hoje requer de quem ensina e de quem aprende novos olhares e responsabilidades, devemos acompanhar o tempo e a tecnologia que vivemos, requer investimentos, estudos e novas didáticas. Nesta pesquisa, buscamos desenvolver um olhar para o ensino de funções com alunos da 1ª série do Ensino Médio, nos baseando no que diz a Teoria dos Registros das Representações Semióticas, se qualificando com uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual partimos da análise de apenas 3 atividades desenvolvidas com os alunos para podermos gerar nossas reflexões, que nos asseguram quanto ao ensino de matemática, se fazer necessário que o professor estimule a mudança de registros, se fazendo necessário, que seja um trabalho contínuo desde as séries/anos iniciais, afim de superarmos distorções e obstáculos matemáticos. Do ponto de vista matemático se deve incluir no planejamento escolar atividades que relacionem os conteúdos matemáticos e a inclusão de vários registros semióticos (monofuncionais e multifuncionais), que contribuíram fortemente para os processos de ensino e aprendizagem, mudança de cultura e a existência de alunos mais autônomos na compreensão e elaboração de conceitos matemáticos, além de seres mais responsáveis, cidadãos críticos, ativos e participativos.