Durante a pandemia do covid-19 o mundo esteve em quarentena e a educação foi afetada. As escolas fecharam e os estudantes acabariam perdendo todo um ano letivo. Diante disso foi adotado o ensino remoto emergencial, onde os encontros aconteciam de maneira online com alunos e professores em suas casas acompanhando as aulas através de celulares e computadores. Frente a esse cenário pandêmico, uma preocupação com a educação se iniciou, pois o Brasil havia apresentando um crescimento no Índice de desenvolvimento da educação nos últimos anos, e existiam grandes chances desse crescimento estagnar ou declinar. E essa preocupação aumenta ainda mais quando se trata do ensino de química, visto que é uma disciplina onde os estudantes apresentam dificuldades mesmo no ensino presencial. Perante o exposto, coube aos professores buscarem novas ferramentas e metodologias capazes de transmitir o conteúdo aos estudantes de maneira eficiente. A ferramenta escolhida foi o Infográfico, material capaz de auxiliar os estudantes na compreensão assuntos mais complexos, com muitas imagens, pouco texto, e assuntos contextualizados. A utilização dessa ferramenta no ensino remoto emergencial foi importante pois além de permitir uma maior interatividade entre professor e aluno, aumentando as participações dos estudantes e gerando maior interesse pelos conteúdos expostos pelo docente nas salas de aula virtuais, também auxiliou os discentes em seus estudos para vestibulares, pois a maneira com o conteúdo era explanada no infográfico rompia as barreiras da sala de aula.