Este trabalho descreve experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, no âmbito escolar, onde propõe-se discorrer sobre a inserção dos ex-bolsistas em sala de aula em uma escola estadual do município de Iguatu-CE. A inserção ocorreu ainda no cenário do ensino remoto, via Google Meet, um momento de dificuldades decorrente da pandemia ocasionada pelo Sars-cov-2. Além dos professores e alunos, os ex-bolsistas também passaram pelo processo de apropriação e estudo sobre as ferramentas digitais, momento em que precisaram se reinventar, em conjunto, com criatividade, para aprenderem sobre a utilização das mídias digitais para prosseguir no compromisso de ensinar e aprender. Tendo como propósito induzir, de forma assertiva, a qualidade da aprendizagem dos alunos, foi necessário explorar pedagogicamente essas ferramentas, ainda que parcela importante dos professores não tenha tido preparação para dominar tais mecanismos digitais, incluindo os ex-bolsistas. Após a suspensão do ensino remoto, os ex-bolsistas foram inseridos, presencialmente, nas escolas, em um contexto mais favorável ao conhecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Disto isso, este relato tem como objetivo partilhar as aprendizagens adquiridas na prática docente vivenciada pelos ex-bolsistas junto aos discentes da escola de Educação Básica na abordagem dos conteúdos de Biologia. Como resultado dessa interação, em duas realidades distintas (remoto e presencial) com os alunos, podemos salientar: maior desenvoltura ao falar em público (ainda que de modo remoto), o que facilitou o processo de fala no encontro presencial; aprendizagem e aperfeiçoamento no uso das tecnologias, a fim da sua continuação no modo presencial; melhor visão docente em meios de elaboração e aplicação do conteúdo; lapidação de uma postura mais responsável e respeitosa perante a comunidade escolar. A formação obtida pela atuação no PIBID tornou-se muito gratificante, marcada por muita afetividade e aprendizagens.