Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86785
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 674
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho descreve experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, no âmbito escolar, onde propõe-se discorrer sobre a inserção dos ex-bolsistas em sala de aula em uma escola estadual do município de Iguatu-CE. A inserção ocorreu ainda no cenário do ensino remoto, via Google Meet, um momento de dificuldades decorrente da pandemia ocasionada pelo Sars-cov-2. Além dos professores e alunos, os ex-bolsistas também passaram pelo processo de apropriação e estudo sobre as ferramentas digitais, momento em que precisaram se reinventar, em conjunto, com criatividade, para aprenderem sobre a utilização das mídias digitais para prosseguir no compromisso de ensinar e aprender. Tendo como propósito induzir, de forma assertiva, a qualidade da aprendizagem dos alunos, foi necessário explorar pedagogicamente essas ferramentas, ainda que parcela importante dos professores não tenha tido preparação para dominar tais mecanismos digitais, incluindo os ex-bolsistas. Após a suspensão do ensino remoto, os ex-bolsistas foram inseridos, presencialmente, nas escolas, em um contexto mais favorável ao conhecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Disto isso, este relato tem como objetivo partilhar as aprendizagens adquiridas na prática docente vivenciada pelos ex-bolsistas junto aos discentes da escola de Educação Básica na abordagem dos conteúdos de Biologia. Como resultado dessa interação, em duas realidades distintas (remoto e presencial) com os alunos, podemos salientar: maior desenvoltura ao falar em público (ainda que de modo remoto), o que facilitou o processo de fala no encontro presencial; aprendizagem e aperfeiçoamento no uso das tecnologias, a fim da sua continuação no modo presencial; melhor visão docente em meios de elaboração e aplicação do conteúdo; lapidação de uma postura mais responsável e respeitosa perante a comunidade escolar. A formação obtida pela atuação no PIBID tornou-se muito gratificante, marcada por muita afetividade e aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID674_TB187_18092022212655.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA RAIANNY HENRIQUE VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA VIEIRA"
    "autor_email" => "laura.vieira@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86785
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 674
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho descreve experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, no âmbito escolar, onde propõe-se discorrer sobre a inserção dos ex-bolsistas em sala de aula em uma escola estadual do município de Iguatu-CE. A inserção ocorreu ainda no cenário do ensino remoto, via Google Meet, um momento de dificuldades decorrente da pandemia ocasionada pelo Sars-cov-2. Além dos professores e alunos, os ex-bolsistas também passaram pelo processo de apropriação e estudo sobre as ferramentas digitais, momento em que precisaram se reinventar, em conjunto, com criatividade, para aprenderem sobre a utilização das mídias digitais para prosseguir no compromisso de ensinar e aprender. Tendo como propósito induzir, de forma assertiva, a qualidade da aprendizagem dos alunos, foi necessário explorar pedagogicamente essas ferramentas, ainda que parcela importante dos professores não tenha tido preparação para dominar tais mecanismos digitais, incluindo os ex-bolsistas. Após a suspensão do ensino remoto, os ex-bolsistas foram inseridos, presencialmente, nas escolas, em um contexto mais favorável ao conhecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Disto isso, este relato tem como objetivo partilhar as aprendizagens adquiridas na prática docente vivenciada pelos ex-bolsistas junto aos discentes da escola de Educação Básica na abordagem dos conteúdos de Biologia. Como resultado dessa interação, em duas realidades distintas (remoto e presencial) com os alunos, podemos salientar: maior desenvoltura ao falar em público (ainda que de modo remoto), o que facilitou o processo de fala no encontro presencial; aprendizagem e aperfeiçoamento no uso das tecnologias, a fim da sua continuação no modo presencial; melhor visão docente em meios de elaboração e aplicação do conteúdo; lapidação de uma postura mais responsável e respeitosa perante a comunidade escolar. A formação obtida pela atuação no PIBID tornou-se muito gratificante, marcada por muita afetividade e aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID674_TB187_18092022212655.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA RAIANNY HENRIQUE VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA VIEIRA"
    "autor_email" => "laura.vieira@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este trabalho descreve experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, no âmbito escolar, onde propõe-se discorrer sobre a inserção dos ex-bolsistas em sala de aula em uma escola estadual do município de Iguatu-CE. A inserção ocorreu ainda no cenário do ensino remoto, via Google Meet, um momento de dificuldades decorrente da pandemia ocasionada pelo Sars-cov-2. Além dos professores e alunos, os ex-bolsistas também passaram pelo processo de apropriação e estudo sobre as ferramentas digitais, momento em que precisaram se reinventar, em conjunto, com criatividade, para aprenderem sobre a utilização das mídias digitais para prosseguir no compromisso de ensinar e aprender. Tendo como propósito induzir, de forma assertiva, a qualidade da aprendizagem dos alunos, foi necessário explorar pedagogicamente essas ferramentas, ainda que parcela importante dos professores não tenha tido preparação para dominar tais mecanismos digitais, incluindo os ex-bolsistas. Após a suspensão do ensino remoto, os ex-bolsistas foram inseridos, presencialmente, nas escolas, em um contexto mais favorável ao conhecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Disto isso, este relato tem como objetivo partilhar as aprendizagens adquiridas na prática docente vivenciada pelos ex-bolsistas junto aos discentes da escola de Educação Básica na abordagem dos conteúdos de Biologia. Como resultado dessa interação, em duas realidades distintas (remoto e presencial) com os alunos, podemos salientar: maior desenvoltura ao falar em público (ainda que de modo remoto), o que facilitou o processo de fala no encontro presencial; aprendizagem e aperfeiçoamento no uso das tecnologias, a fim da sua continuação no modo presencial; melhor visão docente em meios de elaboração e aplicação do conteúdo; lapidação de uma postura mais responsável e respeitosa perante a comunidade escolar. A formação obtida pela atuação no PIBID tornou-se muito gratificante, marcada por muita afetividade e aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.