Este trabalho tem por objetivo discutir a utilização de mapas mentais, enquanto estratégia de ensino-aprendizagem de temas socioambientais com potencialidades para promover a autonomia do estudante, o aperfeiçoamento da habilidade de organizar informações e sintetizar ideias. Trata-se de uma experiência vivenciada de forma remota, no primeiro semestre de 2021, na Escola de Aplicação Professor Chaves, localizada no município de Nazaré da Mata- PE, por meio do Programa Residência Pedagógica. Sessenta e cinco estudantes do 1° ano do ensino médio participaram da proposta didática e os dados foram construídos a partir dos mapas mentais elaborados, pelos mesmos. O caminho metodológico percorrido para a elaboração dessa intervenção didática foi composto por 6 etapas, respectivamente: elaboração do plano de aula, escrita do roteiro da videoaula, gravação da videoaula, postagem do vídeo no YouTube, encontro síncrono através do Google Meet e, por fim, criação da atividade no Google Classroom, ambiente através do qual os estudantes fizeram o envio de suas produções. A análise de dados evidenciou a organização das informações/ideias e também os recursos explorados pelos discentes (textos, desenhos, cores, entre outros) no delineamento de seus mapas mentais. Além disso, são tecidas algumas considerações quanto as aprendizagens construídas durante a realização desta atividade no contexto do Programa Residência Pedagógica.