Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ESCOLARIZAÇÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A ÓTICA DOS DOCENTES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo analisar as concepções de professores da disciplina de química em relação ao processo de escolarização de uma aluna com baixa visão na educação básica. O referencial teórico que sustentará as discussões está alicerçado nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski. Fizeram parte desta investigação 4 docentes que ministraram aulas para a aluna com deficiência, durante o ensino médio em uma escola pública da região norte do Estado do Espírito Santo. A pesquisa baseou-se na utilização de uma metodologia qualitativa, na qual utilizou-se um questionário contendo 10 questões abertas para obtenção de determinadas informações. Os dados produzidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, a partir da qual se estruturam os resultados e discussões. Os resultados evidenciaram que as principais barreiras de acesso aos conteúdos científicos relacionam-se às práticas de ensino utilizadas em sala de aula, que se limitam a ampliação de alguns materiais. A pesquisa revelou também que questões voltadas à formação docente interferem diretamente no não uso de estratégicos de ensino-aprendizagem adequadas em relação à aluna. Diante disso, enfatizamos, a necessidade e urgência em capacitar os professores regentes de Química visando a aquisição de conhecimentos sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com deficiência visual, para que assim possam desenvolver práticas de ensino consistentes e que viabilizem o acesso aos conteúdos químicos em sua integridade e não somente a parte deles.

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