Este trabalho tem como principal objetivo analisar as concepções de professores da disciplina de química em relação ao processo de escolarização de uma aluna com baixa visão na educação básica. O referencial teórico que sustentará as discussões está alicerçado nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski. Fizeram parte desta investigação 4 docentes que ministraram aulas para a aluna com deficiência, durante o ensino médio em uma escola pública da região norte do Estado do Espírito Santo. A pesquisa baseou-se na utilização de uma metodologia qualitativa, na qual utilizou-se um questionário contendo 10 questões abertas para obtenção de determinadas informações. Os dados produzidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, a partir da qual se estruturam os resultados e discussões. Os resultados evidenciaram que as principais barreiras de acesso aos conteúdos científicos relacionam-se às práticas de ensino utilizadas em sala de aula, que se limitam a ampliação de alguns materiais. A pesquisa revelou também que questões voltadas à formação docente interferem diretamente no não uso de estratégicos de ensino-aprendizagem adequadas em relação à aluna. Diante disso, enfatizamos, a necessidade e urgência em capacitar os professores regentes de Química visando a aquisição de conhecimentos sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com deficiência visual, para que assim possam desenvolver práticas de ensino consistentes e que viabilizem o acesso aos conteúdos químicos em sua integridade e não somente a parte deles.