ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA
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A pesquisa qualitativa foi realizada no primeiro semestre do corrente ano e caracteriza-se como observação participante, onde os pesquisadores acompanharam um grupo de estudantes durante cinco semanas de atividades. A partir da aplicação de um questionário, semi-estruturado, observou-se que muitos dos estudantes já utilizavam brincadeiras e brinquedos em suas aulas visando agregar mais ludicidade ao processo de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos se revelaram avessos à ideia de incorporação de jogos em sala de aula, seja por limitações estruturais da escola, ou por preconceito por parte dos pais, colegas e de seus próprios alunos, os quais concebem o jogo como ferramenta apenas de entretenimento. Após estudos e discussões crítico-reflexivos, os pesquisados foram convidados a criar seus próprios jogos educacionais, onde quase a totalidade dos estudantes demonstrou interesse em incorporar os jogos e a gamificação a sua prática docente." 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