Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RECURSO DIDÁTICO INSPIRADO NAS IDEAS DE PROGRAMA DE PESQUISA DE IMRE LAKATOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87056
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 1255
    "titulo" => "RECURSO DIDÁTICO INSPIRADO NAS IDEAS DE PROGRAMA DE PESQUISA DE IMRE LAKATOS"
    "resumo" => "O trabalho relata a produção e a validação de um recurso didático (jogo) elaborado para discutir as principais ideias epistemológicas de Imre Lakatos em uma turma de professores-discentes de um programa de pós-graduação stricto sensu em Docência em Educação em Ciências e Matemática. O processo de criação exigiu: a) levantamento e seleção de artigos; b)compreensão sobre o contexto histórico de criação do programa, principais obras e características da teoria, bem como a identificação de autores contemporâneos que usam a epistemologia em propostas de formação de professores e ensino de matemática; c)aprofundamento das principais ideias que constituíram o programa de pesquisa como núcleo, heurísticas positiva e negativa e cinturão protetor; d) criação de esquemas gráficos, cada um constituído por um “núcleo duro” e respectivos “cinturões protetores”. Os núcleos foram definidos a partir de duas grandes áreas: ensino de ciências e ensino de matemática. Os cinturões protetores foram organizados com teorias e hipóteses dos próprios professores-discentes, referentes aos seus projetos de pesquisa individuais. A validação do recurso foi realizada com um grupo de dezesseis professores-discentes, na disciplina de Bases Epistemológicas da Ciência. A produção do recurso proporcionou um espaço de problematização, reflexão e projeção das ideias que o constituíram, possibilitando um ambiente de aprendizagem para os autores. O uso do recurso e sua validação originou um espaço de debate e reflexão sobre os conceitos estruturadores dos “programas de pesquisa” de Lakatos, no contexto dos projetos de pesquisa dos respectivos professores-discentes, recebendo muitos elogios da turma e do professor da disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1255_TB727_18092022035220.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YANDALLA RODRIGUES FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "YANDALLA"
    "autor_email" => "yandalla.farias@cameta.uf"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87056
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 1255
    "titulo" => "RECURSO DIDÁTICO INSPIRADO NAS IDEAS DE PROGRAMA DE PESQUISA DE IMRE LAKATOS"
    "resumo" => "O trabalho relata a produção e a validação de um recurso didático (jogo) elaborado para discutir as principais ideias epistemológicas de Imre Lakatos em uma turma de professores-discentes de um programa de pós-graduação stricto sensu em Docência em Educação em Ciências e Matemática. O processo de criação exigiu: a) levantamento e seleção de artigos; b)compreensão sobre o contexto histórico de criação do programa, principais obras e características da teoria, bem como a identificação de autores contemporâneos que usam a epistemologia em propostas de formação de professores e ensino de matemática; c)aprofundamento das principais ideias que constituíram o programa de pesquisa como núcleo, heurísticas positiva e negativa e cinturão protetor; d) criação de esquemas gráficos, cada um constituído por um “núcleo duro” e respectivos “cinturões protetores”. Os núcleos foram definidos a partir de duas grandes áreas: ensino de ciências e ensino de matemática. Os cinturões protetores foram organizados com teorias e hipóteses dos próprios professores-discentes, referentes aos seus projetos de pesquisa individuais. A validação do recurso foi realizada com um grupo de dezesseis professores-discentes, na disciplina de Bases Epistemológicas da Ciência. A produção do recurso proporcionou um espaço de problematização, reflexão e projeção das ideias que o constituíram, possibilitando um ambiente de aprendizagem para os autores. O uso do recurso e sua validação originou um espaço de debate e reflexão sobre os conceitos estruturadores dos “programas de pesquisa” de Lakatos, no contexto dos projetos de pesquisa dos respectivos professores-discentes, recebendo muitos elogios da turma e do professor da disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1255_TB727_18092022035220.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YANDALLA RODRIGUES FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "YANDALLA"
    "autor_email" => "yandalla.farias@cameta.uf"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O trabalho relata a produção e a validação de um recurso didático (jogo) elaborado para discutir as principais ideias epistemológicas de Imre Lakatos em uma turma de professores-discentes de um programa de pós-graduação stricto sensu em Docência em Educação em Ciências e Matemática. O processo de criação exigiu: a) levantamento e seleção de artigos; b)compreensão sobre o contexto histórico de criação do programa, principais obras e características da teoria, bem como a identificação de autores contemporâneos que usam a epistemologia em propostas de formação de professores e ensino de matemática; c)aprofundamento das principais ideias que constituíram o programa de pesquisa como núcleo, heurísticas positiva e negativa e cinturão protetor; d) criação de esquemas gráficos, cada um constituído por um “núcleo duro” e respectivos “cinturões protetores”. Os núcleos foram definidos a partir de duas grandes áreas: ensino de ciências e ensino de matemática. Os cinturões protetores foram organizados com teorias e hipóteses dos próprios professores-discentes, referentes aos seus projetos de pesquisa individuais. A validação do recurso foi realizada com um grupo de dezesseis professores-discentes, na disciplina de Bases Epistemológicas da Ciência. A produção do recurso proporcionou um espaço de problematização, reflexão e projeção das ideias que o constituíram, possibilitando um ambiente de aprendizagem para os autores. O uso do recurso e sua validação originou um espaço de debate e reflexão sobre os conceitos estruturadores dos “programas de pesquisa” de Lakatos, no contexto dos projetos de pesquisa dos respectivos professores-discentes, recebendo muitos elogios da turma e do professor da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.