O trabalho relata a produção e a validação de um recurso didático (jogo) elaborado para discutir as principais ideias epistemológicas de Imre Lakatos em uma turma de professores-discentes de um programa de pós-graduação stricto sensu em Docência em Educação em Ciências e Matemática. O processo de criação exigiu: a) levantamento e seleção de artigos; b)compreensão sobre o contexto histórico de criação do programa, principais obras e características da teoria, bem como a identificação de autores contemporâneos que usam a epistemologia em propostas de formação de professores e ensino de matemática; c)aprofundamento das principais ideias que constituíram o programa de pesquisa como núcleo, heurísticas positiva e negativa e cinturão protetor; d) criação de esquemas gráficos, cada um constituído por um “núcleo duro” e respectivos “cinturões protetores”. Os núcleos foram definidos a partir de duas grandes áreas: ensino de ciências e ensino de matemática. Os cinturões protetores foram organizados com teorias e hipóteses dos próprios professores-discentes, referentes aos seus projetos de pesquisa individuais. A validação do recurso foi realizada com um grupo de dezesseis professores-discentes, na disciplina de Bases Epistemológicas da Ciência. A produção do recurso proporcionou um espaço de problematização, reflexão e projeção das ideias que o constituíram, possibilitando um ambiente de aprendizagem para os autores. O uso do recurso e sua validação originou um espaço de debate e reflexão sobre os conceitos estruturadores dos “programas de pesquisa” de Lakatos, no contexto dos projetos de pesquisa dos respectivos professores-discentes, recebendo muitos elogios da turma e do professor da disciplina.