Este trabalho trata de um relato de experiência vivenciada no âmbito do Programa Residência Pedagógica por alunos(as) e docentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, unidade da Universidade Estadual do Ceará, que consistiu em uma palestra sobre cinema e a prática audiovisual em sala de aula. A atividade foi ofertada pelo curso formativo promovido pela Universidade Federal do Cariri, que teve como objetivo apresentar possibilidades de como introduzir o cinema como prática pedagógica, tendo em vista a importância da Arte para a educação escolar. A palestra ocorreu via Google Meet. A discussão se deu a partir da percepção de que a sociedade é partícipe de um mundo midiático, onde é preciso aprender as mais diversas formas de leitura dos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação. Assim, é importante a apropriação de como a linguagem das telas funciona e de como é transmitida a alunos(as) e professores(as), para que estes não se tornem seus reféns e possam aproveitar as potencialidades que o cinema pode agregar ao ensino e à aprendizagem. Esse diálogo apresentou uma nova perspectiva de como desenvolver aulas por meio de práticas audiovisuais, as quais não se resume apenas em “passar filmes”, mas contempla um universo de possibilidades, como elaborar uma oficina com os alunos para o desenvolvimento de pequenos vídeos acerca de um conteúdo proposto, realizar debates após a exibição de um filme, etc. Todas essas práticas favorecem a construção do ser social, sensibilidade em perceber o mundo que nos rodeia e constituição de visão crítica sobre a realidade, contribuindo para que o cinema e a prática audiovisual não sejam vistos restritamente como métodos de assimilação de um determinado conteúdo, mas para que possam ser mediação para o fortalecimento de uma aprendizagem significativa e plural.