Nosso estudo traz um dos desafios característicos do Ensino Médio, a dualidade presente desde sua criação, uma pesquisa realizada especificamente na formação de professores. Desse modo, sua pertinência está na possibilidade de compreender melhor as representações na formação de professores, detendo-se, especialmente, nos licenciandos de Matemática do CES-UFCG, para projetarmos estratégias de intervenção nas práticas docentes. Tendo o objetivo de analisar as representações sociais de Ensino Médio, desses licenciandos, com o propósito de entender o que pensam e como representam esta etapa da Educação Básica. Para coleta de dados, ou seja, das evocações necessárias para este estudo, utilizamos o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) aplicado a partir da expressão indutora “Quando penso em Ensino Médio penso em...” difundido por meio do auxílio do Google Docs. Para nortear a análise desses dados, recorremos ao software openEvoc. Fundamentando-se na Teoria das Representações Sociais, via abordagem estrutural de Abric, em que é posto em vista a Teoria do Núcleo Central. Neste, sabemos que, toda intervenção na prática precisa estar justificada na compreensão das representações sociais dos indivíduos, como aponta Abric, apenas uma modificação desse pensamento permite a reformulação de práticas no sentido de melhoria. Validando-se, também, da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Concluindo, identificamos que os elementos centrais, dos estudantes, que representam o Ensino Médio traduzem funções clássicas desta etapa, além de uma função formativa; propedêutica e profissionalizante, representando a dualidade do Ensino Médio, o que inferimos que a identidade desta etapa não foi consolidada como uma representação social.