Em meio a tantas formas metodológicas de ensino voltado para a área do ensino de ciências, o cordel pode ser um meio de recurso no qual auxilia o processo de ensino-aprendizagem. Além de ser um meio de trabalhar com a arte e cultura no contexto educacional e no âmbito das ciências. O presente trabalhado intitulado como “Apresentação de cordéis como forma metodológica para o ensino de ciências”, tem como objetivo principal apresentar textos em cordéis com temas voltados para o ensino de ciências como forma de recurso metodológico no intuito de contribuir para o ensino e aprendizagem. Desta maneira, a pesquisa caracteriza-se em uma abordagem qualitativa descritiva, onde foi possível elaborar e escrever textos em cordel na temática de ciências, visando a parte didática de cada tema que foi escolhido, tais como vírus, meio ambiente, alimentação, entre outros, nos quais foram baseados de acordos com os temas transversais. É importante ressaltar que, essa pesquisa se deu a partir do Produto Educacional do mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, abrangendo informações sobre o tema em estudo. Portanto, consistiu em um total de 6 textos, contendo respectivamente a sua forma de como pode ser trabalhado e explorado em sala de aula, assim como sua representação ilustrativa chamada no cordel como xilogravura, onde a mesma foi desenvolvida/elaborada com materiais de baixos custos e acessíveis, contribuindo de certa forma no pensar da reutilização de materiais recicláveis. No entanto, foi perceptível que os textos ficaram bem coerentes com cada temática e sendo este podendo servir de auxílio para demais professores que desejam trabalhar com esse recurso, associado também a arte e cultura no âmbito do ensino de ciências.