Trabalho apresenta recorte de resultado da pesquisa de mestrado, de natureza qualitativa, cujo objetivo foi investigar as contribuições para aprendizagem significativa crítica sobre energia, de sequência de atividades com foco CTSA e na construção colaborativa de uma horta escolar automatizada. A proposta ressalta a dinâmica de apresentação do conteúdo em onze momentos de ensino remoto, utilizando como recursos para coleta de dados, aplicativos para montagem de vídeos, histórias em quadrinhos, simuladores, experimentos, jogos online, bem como aulas em ambiente não-formal (horta escolar). O fundamento teórico para a elaboração da proposta e análise dos dados está baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). O público investigado foram alunos do 9º ano do ensino fundamental II de escola estadual em Município do Rio de Janeiro. A análise dos resultados aponta a motivação dos alunos não só para a construção da horta, mas na realização das atividades propostas no ensino remoto. Ademais, indícios de aprendizagem foram perceptíveis nos momentos de interação remota e presencial, mostrando evolução conceitual, social, cultural e sustentável dos alunos.