Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE GEOTINTAS NA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

As geotintas são produzidas a partir de solos que podem ser coletados em diferentes localidades. Considerada uma prática milenar, a tinta feita com solos, era utilizada para registrar diferentes hábitos culturais dos homens da caverna. Hoje, as tintas elaboradas com os solos servem para diversas funções, entre elas, a pedagógica, visto que se torna importante pensar em possibilidades para abordar a temática solos utilizando as suas características morfológicas, como a cor. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de uma oficina desenvolvida com estudantes da Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, utilizando as geotintas, no dia 27 de março de 2022 de forma presencial, na XXIV Semana de Geografia. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva. Os materiais utilizados para a fabricação das tintas foram: solos destorroados e peneirados, água e cola branca. Os desenhos foram realizados em telas de pintura com moldura de madeira em diversos tamanhos. Assim, para a obtenção dos resultados foram feitas as observações ao longo da oficina e aplicado um questionário com quatro questões, para saber informações sobre o significado dos desenhos feitos pelos participantes e a respectiva opinião sobre as geotintas. Como resultados, constatou-se a empolgação dos participantes na atividade proposta. É importante frisar que alguns participantes fizeram as pinturas em dupla e trio, o que foi interessante, pois, puderam pensar na paisagem que seria representada de forma coletiva, o que de certa forma favoreceu a interação entre eles. No mais, destaca-se a importância de pensar em estratégias didático-pedagógicas a serem desenvolvidas na formação inicial sobre a temática dos solos, visto que esse conteúdo muitas vezes aparece de forma resumida nos livros didáticos de Geografia e boa parte dos professores possuem dificuldades na sua abordagem.

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