O ensino de engenharia é sempre um grande desafio, pois está em constante evolução tecnológica, o qual deve-se adequar às novas técnicas construtivas, softwares de projetos, gestão e relacionamento interpessoal. Nos anos iniciais da graduação esse desafio de ensino-aprendizagem é mais enfatizado devido os conteúdos abordados servem de fundamento para os componentes curriculares mais específicos que posteriormente envolverá práticas a serem desenvolvidas no exercício profissional. Destacando o cálculo diferencial e integral assim como equações diferenciais ordinárias de cálculo numérico, são as principais disciplinas que os discentes mencionam dificuldades e tais fatores contribuem para a evasão dos alunos logo nos primeiros anos de graduação. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo enfatizar a importância e os desafios enfrentados pelos docentes e discentes no ensino-aprendizagem e a relação no contexto prático-teórico referente aos assuntos abordados nas disciplinas iniciais do curso, visto que, o estudo dessas equações permite ao indivíduo criar modelos capazes de descrever fenômenos de diversos tipos sejam estes físicos, biológicos ou químicos. Com isso, pôde-se observar que se tratando da engenharia civil, pode ser utilizada para projetar e consequentemente realizar estudo de caso, fenômenos e problemas, assim como, pode analisar desde a produção de um simples tijolo até a construção de grandes obras como pontes, edifícios e escoamento de bacias hidrográficas.