Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA ENSINO DE BOTÂNICA: DE DESENVOLVIMENTO GERMINATIVO DE PÉ DE FEIJÃO

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

A Botânica é uma área que compõe a Biologia e procura estudar e compreender indivíduos fotossintetizantes e sua interação com os processos ecológicos, bem como a classificação desses organismos. O ensino tradicionalista viabiliza uma deficiência no ensino de botânica, fazendo com que ocasione uma certa apatia dos alunos em relação à esta área. Uma das alternativas para se contornar este empecilho, é a aplicação de aulas práticas para motivar e dar autonomia ao estudante. Para a metodologia desta pesquisa, foi desenvolvida no ano de 2022, em uma turma de graduação em Ciências Biológicas em um componente curricular de Morfologia Vegetal, foram realizados ensino metodológico prático, utilizando ferramentas simples de fácil acesso, a fim de avaliar o grau de satisfação dos estudantes durante o processo de aprendizagem de botânica. A fim conclusivo, os estudantes realizaram os experimentos, aplicando em sala de aula metodologias ativas facilitadoras de aprendizagem. Sendo assim, os estudantes relataram que as práticas em botânica oportunizam a contemplação com entusiasmo a compreensão dos fenômenos da natureza e a apreciação de técnicas que contribuem no aprendizado, criando um ambiente favorável à busca de conhecimento. Neste contexto, a elaboração de aulas práticas no ambiente laboratorial se faz entusiasmante para os estudantes e promovem melhor absorção para os conteúdos ministrados.

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