É recorrente no cenário educacional, respectivamente entre os professores de Matemática, discursos/debates acerca de diversas estratégias de ensino para agregar aos conteúdos de Matemática. Todavia, alguns versam que o ensino se dá através da reprodução/memorização de fórmulas, equações e algoritmos, outros argumentam o ensino levando em conta a sua principal essência, de ser um conhecimento, muitas das vezes, abstrato. No entanto, o presente artigo visa propor uma atividade diferenciada dos métodos tradicionalistas, abordando a aplicabilidade ao articular o estudo de simetria, com as obras de Escher. Pretende-se aplicar essa proposta didática no ensino de simetria, em uma Escola Estadual localizada no Município de Sousa-PB, e terão como público alvo alunos das turmas do 7° e 8° anos. Com esse pressuposto, o nosso objetivo é que os leitores deste estudo possam trabalhar o ensino de simetria por meio das obras de arte de Escher, viabilizando uma aprendizagem que possibilite uma relação entre as disciplinas de Matemática e Arte. O trabalho caracteriza-se como qualitativa e quanto ao levantamento de dados, será feita uma pesquisa de campo. Para dialogar com o texto utilizaremos como base teórica os estudos de Berro (2008), Lopes; Alves; Ferreira (2015), Maciel (2015), dentre outros, que trazem essa abordagem de ensino de simetria/Matemática por meio das artes. Como resultado final, espera-se que esse texto possa assumir grande relevância no processo de ensino de simetria nas aulas de Matemática.