Neste trabalho são apresentados os resultados alcançados do projeto de extensão Laboratório de Ensino Online (LEO), devido à realização de cursos virtuais sobre a temática Metodologias Ativas (MA) em duas turmas, vinculado a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI). O objetivo do curso foi capacitar os participantes sobre o uso de novas metodologias de aprendizagem (Sala de aula invertida, Ensino híbrido, dentre outras), possibilitando a elaboração e o desenvolvimento de aulas inovadoras, capazes de estimular a criatividade e o protagonismo dos discentes, promovendo uma melhor formação docente e uma valorização da sua carreira. O curso foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da POLI (POLI Virtual) durante oito semanas, tendo interações síncronas e assíncronas, com carga horária de 60 horas, onde os momentos síncronos eram realizados via Google Meet e os assíncronos eram promovidos semanalmente para o desenvolvimento de aulas criativas. No total foram capacitados 41 participantes de diversas partes do Brasil. Em pesquisa realizada ao término do curso foi possível constatar que 88,9% da Turma 1 e 56,3% da Turma 2 concordaram plenamente que as metodologias abordadas foram claras, e ainda que 93,3% da Turma 1 e 89,7% da Turma 2 afirmaram que pretendem utilizar MA em suas aulas após o curso. Diante dos resultados alcançados percebeu-se que os participantes foram estimulados a elaborarem aulas inovadoras, capazes de promover um maior envolvimento e engajamento por parte dos discentes. Também foi identificado que há uma necessidade crescente principalmente em recursos e métodos que enfatizem o protagonismo dos discentes.