PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87048 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 487 "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS" "resumo" => "É fundamental que os educadores proporcionem momentos de discussões sobre problemas relacionados à temática ambiental em suas aulas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma abordagem didático-pedagógica com a finalidade de promover a sensibilização em relação a conservação dos recursos hídricos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, município de Araguatins. O trabalho foi realizado em três momentos de forma síncrona pelo Google Meet na disciplina de Biologia, no primeiro foi apresentado o documentário: “Nascentes também morrem”, logo após foi discutida a situação hídrica no Brasil e no município, foram apresentadas informações sobre a degradação dos recursos hídricos e as atividades antrópicas que intensificam a degradação, com enfoque no rio que abastece a cidade. No último momento foi aplicado um questionário pelo Google Forms sobre a percepção dos alunos sobre a temática discutida na aula. Durante a execução da atividade os alunos participaram ativamente, fazendo questionamentos sobre a temática, mostraram-se preocupados com a situação discutida. Durante toda a aula foi possível desenvolver conceitos e temáticas ambientais por meio de uma educação contextualizada, baseada em relacionar temáticas como o cotidiano dos estudantes. É notável a importância das ações educativas promovidas durante a aula como meio de disseminação do conhecimento e sensibilização ambiental no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID487_TB58_15082022092503.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA BARROS CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Juliana Barros" "autor_email" => "jubc_bio@ifto.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87048 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 487 "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS" "resumo" => "É fundamental que os educadores proporcionem momentos de discussões sobre problemas relacionados à temática ambiental em suas aulas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma abordagem didático-pedagógica com a finalidade de promover a sensibilização em relação a conservação dos recursos hídricos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, município de Araguatins. O trabalho foi realizado em três momentos de forma síncrona pelo Google Meet na disciplina de Biologia, no primeiro foi apresentado o documentário: “Nascentes também morrem”, logo após foi discutida a situação hídrica no Brasil e no município, foram apresentadas informações sobre a degradação dos recursos hídricos e as atividades antrópicas que intensificam a degradação, com enfoque no rio que abastece a cidade. No último momento foi aplicado um questionário pelo Google Forms sobre a percepção dos alunos sobre a temática discutida na aula. Durante a execução da atividade os alunos participaram ativamente, fazendo questionamentos sobre a temática, mostraram-se preocupados com a situação discutida. Durante toda a aula foi possível desenvolver conceitos e temáticas ambientais por meio de uma educação contextualizada, baseada em relacionar temáticas como o cotidiano dos estudantes. É notável a importância das ações educativas promovidas durante a aula como meio de disseminação do conhecimento e sensibilização ambiental no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID487_TB58_15082022092503.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA BARROS CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Juliana Barros" "autor_email" => "jubc_bio@ifto.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }