ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER QUAIS AS CONCEPÇÕES ACERCA DA DESINFORMAÇÃO. ESPECIFICAMENTE OBJETIVOU IDENTIFICAR O QUE UMA AULA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS COM ENFOQUE CTS PODE PROPORCIONAR E O QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA PROPORCIONARIA DIANTE DAS FAKE NEWS NA BUSCA DE RESPONDER INDAGAÇÕES A RESPEITO DA DESINFORMAÇÃO. O ESTUDO FOI FEITO NO MUNICÍPIO ARARUNA-PB. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FOI FEITA UMA PESQUISA DE CAMPO DE FORMA REMOTA, COM O AUXÍLIO DO GOOGLE MEET, A PARTIR DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ONDE PARTICIPARAM DA PESQUISA, UMA AMOSTRA DE 7 ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, DO CAMPUS VIII, QUE INTEGRAM A TURMA DE ALUNOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 2020 DA UEPB. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES APRESENTARAM SUA CONCEPÇÃO DA DESINFORMAÇÃO RELACIONANDO TANTO À PÓS-VERDADE QUANTO AO CONTEXTO INFODÊMICO. NO ENTANTO, QUANDO PERGUNTADO QUE UMA AULA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS COM ENFOQUE CTS PODE PROPORCIONAR, OS ESTUDANTES ENFATIZAM PRINCIPALMENTE A SUPERAÇÃO DE MITOS RELACIONADOS À CIÊNCIA E SOBRE CIÊNCIAS. SOBRE QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA PROPORCIONARIA O PAPEL DOS PROFESSORES MAIS ADEQUADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CRÍTICA E DO ESTÍMULO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS.