ESTE TRABALHO TEVE A FINALIDADE MOSTRAR COMO O RECURSO DE GRAVAÇÃO DE AULAS PODEM AJUDAR OS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DAS DIRETRIZES DO ENEM. ESTA PESQUISA FOI APLICADA NA ECIT – FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, QUE FICA LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS, NAS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. ESSA ABORDAGEM SE CARACTERIZA COMO QUALITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE HOUVE ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES E ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, APONTADO QUE A METODOLOGIA APLICADA, FAVORECEU A REVISÃO DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO, MOTIVOU OS PARTICIPANTES NUMA ROTINA DE ESTUDOS PARA TAIS OBJETIVOS, ALÉM DE FAVORECER AQUELES QUE PRECISAVA DIVIDE O TEMPO ENTRE A ESCOLA E TRABALHO, POIS ESTES AJUDAR NA RENDA FAMILIAR. O RECURSO VÍDEO SE MOSTROU FAVORÁVEL PORQUE OS ALUNOS TINHAM A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR AS AULAS EM CONTRA TURNO DA ESCOLA, ALÉM DE POSSIBILITAR AOS QUE TRABALHAM ORGANIZAR SEUS HORÁRIOS DE ESTUDO DE ACORDO COM SUAS CONVENIÊNCIAS.