O USO DE TEMAS GERADORES TEM SE MOSTRADO UM FORTE ALIADO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UMA MANEIRA EFICAZ NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ALGUNS TEMAS QUE SE BASEIAM EM ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS SÃO RELEVANTES PARA COMPREENSÃO DA CRONOLOGIA DO CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APLICAR UMA AÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA, UTILIZANDO O ACIDENTE NUCLEAR QUE OCORREU EM CHERNOBYL COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DAS AULAS DE RADIOATIVIDADE PARA QUE HAJA UMA FÁCIL COMPREENSÃO DO TEMA, VISTO QUE O CONTEÚDO EM QUESTÃO É MUITO DIFÍCIL DE SER APLICADO SEM QUE HAJA UM DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS. COM ISSO, A METODOLOGIA ADOTADA BASEIA-SE NA EXECUÇÃO DE AULAS EXPOSITIVAS E UTILIZA-SE INSTRUMENTOS QUALITATIVOS PARA A COLETA DOS DADOS, NESSA AÇÃO OS ESTUDANTES TIVERAM A OPORTUNIDADE DE ENTENDER O ACIDENTE NUCLEAR E COMO ESSE ACONTECIMENTO SE RELACIONA COM OS TÓPICOS DE RADIOATIVIDADE. AO FIM DA EXECUÇÃO DAS AULAS, FOI APLICADO UM PÓS-QUESTIONÁRIO PARA QUE FOSSE POSSÍVEL OBTER UM FEEDBACK DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO MÉTODO EMPREGADO. APÓS A COLETA DOS DADOS, FOI FEITA A ANÁLISE, ESTES APONTARAM QUE OS ESTUDANTES APROVARAM A ESTRATÉGIA E CONSEGUIRAM COMPREENDER O CONTEÚDO, APOIANDO A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA EM OUTROS MOMENTOS. PORTANTO, É VISÍVEL QUE O MÉTODO UTILIZADO OBTEVE SUCESSO EM SUA APLICAÇÃO, CUMPRINDO SEU OBJETIVO. EM UM CENÁRIO ONDE ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL PRENDER OS ALUNOS, METODOLOGIAS COMO ESSA SE TORNAM NECESSÁRIAS NÃO SÓ EM QUÍMICA, COMO TAMBÉM EM OUTRAS ÁREAS.