MOURA, Niéliton Gomes et al.. . Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/85245>. Acesso em: 22/11/2024 09:24
NESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA, SERÁ APRESENTADO OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE BUSCOU AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DA TEMÁTICA “ÁLCOOL E DIREÇÃO” COMO AUXILIADOR DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE SOLUÇÕES. A PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB E CONTOU COM 50 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. FOI POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESTRUTURADORAS E INTERVENTORAS APLICADAS À UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE DEMONSTROU A NATUREZA DAS REAÇÕES QUÍMICAS E PROPORCIONOU DISCUSSÕES À CERCA DO TEMA SOCIO-CIENTÍFICO PROPOSTO. FOI UTILIZADO METODOLOGIAS ATIVAS QUE INFLUENCIARAM NAS DISCUSSÕES ACERCA DO TEMA, COMO VÍDEOS INTERATIVOS, EXPERIMENTOS E QUESTÕES NORTEADORAS QUE POSSIBILITOU O CRESCIMENTO DE INTERESSE DA TURMA NAS AULAS MINISTRADAS. ESSA INVESTIGAÇÃO PERMITIU CONSIDERAR AS POTENCIALIDADES DO USO DE TEMAS GERADORES EM AULAS DE QUÍMICA, COM A INTENÇÃO DE TRAJAR NOS ALUNOS UMA CONCEPÇÃO MAIS CRÍTICA-REFLEXIVA NA QUAL SE PERMITAM ARTICULAR A TOTALIDADE DA EXISTÊNCIA HUMANA COM A VIDA EM SOCIEDADE. POR FIM, A PESQUISA CONTRIBUIU POSITIVAMENTE, POIS OS ALUNOS UTILIZARAM NAS DISCUSSÕES OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS NA SALA DE AULA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS, APONTANDO A QUÍMICA NA EXPLICAÇÃO DOS FATOS VIVIDOS.