O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TRAZ A ABORDAGEM DO ESTUDO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO AGENTE SOCIAL, EVIDENCIANDO O USO DESSE GÊNERO NÃO SOMENTE NO MEIO COMERCIAL, COMO TAMBÉM NA ATUAÇÃO EM CAUSAS SOCIAIS. AS PRINCIPAIS PRÁTICAS DESSE ESTUDO FORAM A LEITURA CRÍTICA/REFLEXIVA E A PRODUÇÃO ESCRITA COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE, PARA QUE OCORRA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PELOS ALUNOS. ESTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO NAS TURMAS DE 6º E 7º ANOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, SITUADA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS III), E TRAZ COMO OBJETO DE ESTUDO O GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, COM ÊNFASE NAS CAMPANHAS DE PROJETOS SOCIAIS. PARA TANTO, FOI UTILIZADO COMO APORTES TEÓRICOS OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR ABAURRE (2007), MARCUSCHI (2008), ORMUNDO (2018), ENTRE OUTROS. ALÉM DESSES AUTORES, RECORREU-SE À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) QUE DÁ SUPORTE AO PROJETO DESENVOLVIDO.