A FORMA DE SE ENSINAR CONTEÚDOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO VEM PASSANDO POR DIVERSAS MUDANÇAS AO LONGO DAS DÉCADAS, E COM ISSO, BUSCAR APROXIMAR OS ESTUDANTES DE ATIVIDADES QUE PERMITEM UMA PARTICIPAÇÃO MAIS DINÂMICA E DE MAIOR ENGAJAMENTO NAS PROPOSTAS EM SALA DE AULA É UMA NECESSIDADE ATUAL. A PROPOSTA DE ATIVIDADE INTITULADA VAMOS JOGAR? FOI ELABORADA PARA SER REALIZADA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UM ÚNICO MOMENTO DE INTERVENÇÃO PRESENCIAL. A METODOLOGIA DESSA PROPOSTA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: O PLANEJAMENTO, QUE ACONTECEU ENTRE OS MESES DE OUTUBRO E DEZEMBRO DE 2021, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ALGUMAS AÇÕES: ELABORAÇÃO DA PROPOSTA, ORGANIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, PRODUÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO, DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E AVALIAÇÃO E AJUSTES DA PROPOSTA GERAL; E A INTERVENÇÃO, REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS: O PRIMEIRO MOMENTO FOI NORTEADO ATRAVÉS DE UM QUIZ INTERATIVO, A SEGUNDA ATIVIDADE TROUXE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E A ÚLTIMA ATIVIDADE ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA DISCUTIR TEMAS CIENTÍFICOS. DE MODO GERAL, DESTACAMOS BONS RESULTADOS EM RELAÇÃO TANTO AO PLANEJAMENTO, BEM COMO A QUESTÃO DA CRIAÇÃO DO CRONOGRAMA E A DIVISÃO DE TAREFAS PERMITE COM QUE A PREPARAÇÃO DA PROPOSTA SEJA MAIS DIVERSIFICADA E REALIZADA COM ANTECEDÊNCIA. NO QUE TANGE A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES, DESTACAMOS A GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, SENDO BEM RECEPTIVOS, E APRESENTANDO BOA ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS, OBSERVADO ATRAVÉS DAS RESPOSTAS SATISFATÓRIAS AOS QUESTIONAMENTOS E O LEVANTAMENTO DE OUTROS QUESTIONAMENTOS PERTINENTES AO CONTEÚDO, FORTALECENDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.