A ÁREA DA EDUCAÇÃO FOI UMA DAS ATINGIDAS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVIRUS, OS PROFESSORES FORAM PEGOS DE SURPRESA COM A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAS PELAS AULAS EM FORMATO REMOTO, TENDO QUE MODIFICAR A SUA DIDÁTICA E METODOLOGIA, QUE USUALMENTE NA ESCOLA SE FAZIA O USO DE QUADROS, PINCÉIS, PAPÉIS, EQUIPAMENTOS DE PROJEÇÃO, COMO TAMBÉM, A SOCIALIZAÇÃO ALUNO E PROFESSOR, A ROTINA ESCOLAR, POR UMA TELA DE COMPUTADOR E SALAS VIRTUAIS. COM ISSO, A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS CURTOS E DIVERTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APLICATIVO TIKTOK MOSTRA QUE O APLICATIVO PODE SER USADO NÃO SOMENTE PARA ENTRETENIMENTO COMO TAMBÉM UM TRANSMISSOR DE CONHECIMENTO. A PROPOSTA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DESSE RECURSO DIDÁTICO, PARA ALUNOS QUE VÃO FAZER AS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO , ESPECIFICAMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, PRODUZINDO TIKTOKRES COM INFORMAÇÕES BASEADAS EM CONCEITOS DE QUÍMICA, DE UMA FORMA DINÂMICA E OBJETIVA NA TRANSMISSÃO DAS INFORMAÇÕES.