ESTE TRABALHO DISCUTE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO GEOGRAFIA/EUPB, DURANTE A VIGÊNCIA PRÁTICA DO PROGRAMA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NUMA TURMA DE 8°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. TAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS DISCENTES SOBRE PRÁTICAS SOCIAIS E TECNOLOGIAS CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS NUMA SOCIEDADE DE PRODUÇÃO E CONSUMO COM ÊNFASE NA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, EMBASANDO-SE NA ADOÇÃO DE METODOLOGIAS QUE BUSCARAM ESTIMULAR OS DISCENTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR. NESSA PERSPECTIVA, A CONFECÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS FOMENTOU UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR DESPERTAR O INTERESSE DOS DISCENTES NO PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA E AUXILIAR EM UMA FORMAÇÃO DO ALUNADO PAUTADA EM PRINCÍPIOS CRÍTICOS-REFLEXIVOS.