TICS E SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ESTÃO UTILIZANDO?
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85037 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 1341 "titulo" => "TICS E SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ESTÃO UTILIZANDO?" "resumo" => "COM O SURGIMENTO DE UMA NOVA EPIDEMIA, SARS-COV-2, MAIS CONHECIDA COMO CORONAVÍRUS, TODA A SOCIEDADE PRECISOU ADOTAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO, SOBRETUDO QUANDO ELA SE PROPAGOU PELO MUNDO INTEIRO, TORNANDO-SE UMA PANDEMIA. DENTRE ESSAS MEDIDAS, O DISTANCIAMENTO SOCIAL FOI A MAIS IMPORTANTE PARA REDUZIR O AVANÇO DA PANDEMIA DA COVID-19 E NÃO SOBRECARREGAR OS SISTEMAS DE SAÚDE, MODIFICANDO SIGNIFICATIVAMENTE O FUNCIONAMENTO DOS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO, FOI NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIZAÇÃO, AFETANDO ALUNOS E PROFESSORES DE TODO O PLANETA. COM EFEITO, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PRECISARAM BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS PARA POSSIBILITAR O ENSINO NESSE CENÁRIO PANDÊMICO. UM DOS MEIOS EMPREGADOS POR ALGUMAS INSTITUIÇÕES FOI A ADOÇÃO DE AULAS ONLINES, POSSIBILITADA PELO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS. ESSAS TECNOLOGIAS ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DO ALUNO E DO PROFESSOR E TORNARAM-SE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DAS ESCOLAS PARA NÃO INTERROMPER DEFINITIVAMENTE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. NO BRASIL, POR EXEMPLO, A DEMANDA POR APLICATIVOS DE EDUCAÇÃO MAIS QUE DOBROU EM MARÇO DE 2020, PRIMEIRO MÊS DA PANDEMIA. EM DECORRÊNCIA DISSO, É POSSÍVEL DIZER QUE O USO DE APLICATIVOS SE TORNOU FORTE ALIADO PARA AS AULAS VIRTUAIS, AUXILIANDO O ENSINO DO PROFESSOR E À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. CONCORDANDO COM O PENSAMENTO DE DIVERSOS AUTORES, CONSIDERAMOS QUE A UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TICS PODE POTENCIALIZAR MUDANÇAS FUNDAMENTAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, VIABILIZANDO NOVAS FORMAS DE APRENDER EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS, REAIS OU VIRTUAIS. A UTILIZAÇÃO DESSES ARTEFATOS TECNOLÓGICOS POSSIBILITA QUE O INDIVÍDUO AMPLIE SUAS POSSIBILIDADES DE VIVENCIAR PROCESSOS CRIATIVOS, NA MEDIDA EM QUE POTENCIALIZA NOVAS CONSTRUÇÕES. POR OUTRO LADO, O USO DAS TICS PODE ESCAMOTEAR PROCESSOS DE AUTOMAÇÃO QUE IMPEDEM O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO INDIVÍDUO, OU SEJA, O USO DESTE OU DAQUELE ARTEFATO, POR SI SÓ, NÃO INDICA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. COMO PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, TEMOS OBSERVADO QUE DISCENTES, DOCENTES E GESTORES EDUCACIONAIS NÃO CONHECEM MUITOS APLICATIVOS OU OS UTILIZAM DE MODO INCIPIENTE. EM FACE DESTA PROBLEMÁTICA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR OS APLICATIVOS MAIS UTILIZADOS POR ESTUDANTES PARA APRENDER MATEMÁTICA. PARA ATINGIR O OBJETIVO PRETENDIDO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO JUNTO A 97 ESTUDANTES, SENDO 28 DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E 69 DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO MUNICÍPIO PALMEIRA DOS ÍNDIOS, ALAGOAS, BRASIL. A ESCOLHA DESSES ALUNOS PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO ESTÁ RELACIONADA ÀS AÇÕES QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO NO PROJETO DE MATEMÁTICA VINCULADO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. O QUESTIONÁRIO ERA COMPOSTO POR DUAS PARTES: A PRIMEIRA PARTE SERVIU PARA ELABORAR UMA BREVE DESCRIÇÃO DOS ESTUDANTES PARTÍCIPES DA PESQUISA, SEUS CURSOS E PERÍODOS DE ESTUDO; A SEGUNDA PARTE APRESENTAVA 16 APLICATIVOS – CANVA, DOCUMENTOS DO GOOGLE, ESCAPE ROOM, GEOGEBRA, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE TAREFAS, JAMBOARD, KAHOOT, KHAN ACADEMY, MICROSOFT OFFICE, NEARPOD, PADLET, PODCATS, QUIZLET, SOCRATIVE, WORDWALL – PARA QUE ELES ASSINALASSEM AQUELES QUE CONHECIAM OU UTILIZAVAM PARA ESTUDAR MATEMÁTICA, SENDO OFERTADA A OPÇÃO DELES ACRESCENTAREM OUTROS NÃO ELENCADOS NO QUESTIONÁRIO. A ESCOLHA DESTES APLICATIVOS CONSIDEROU TRABALHOS ANTERIORES SOBRE A PROBLEMÁTICA E NOSSA VIVÊNCIA ENQUANTO PROFESSORES, EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, NO PIBID/UNEAL. PARA ANALISAR OS RESULTADOS, DIVIDIMOS OS APLICATIVOS SELECIONADOS EM DOIS GRUPOS OU CATEGORIAS: APLICATIVOS GERAIS E APLICATIVOS ESPECIFICAMENTE RELACIONADOS À MATEMÁTICA. NO PRIMEIRO GRUPO, APLICATIVOS GERAIS, ELENCAMOS OS SEGUINTES APLICATIVOS: CANVA, DOCUMENTOS DO GOOGLE, ESCAPE ROOM, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE TAREFAS, JAMBOARD, KAHOOT, MICROSOFT OFFICE, NEARPOD, PADLET, PODCATS, QUIZLET, SOCRATIVE, WORDWALL. EM RELAÇÃO AOS APLICATIVOS ESPECIFICAMENTE RELACIONADOS À MATEMÁTICA, DESTACAMOS: GEOGEBRA; KHAN ACADEMY. OS RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO DESTACAM QUE A PLATAFORMA “GOOGLE SALA DE AULA” É A PLATAFORMA MAIS UTILIZADA E CONHECIDA PELOS PARTICIPANTES. EM TERMOS PERCENTUAIS, CONSTATAMOS QUE 92,2% DOS ESTUDANTES JÁ ESTÃO FAMILIARIZADOS COM O GOOGLE CLASRROOM E 63,9 % USAM DOCUMENTOS DO GOOGLE. OS DEMAIS APLICATIVOS SÃO CONHECIDOS POR MENOS DA METADE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, INCLUSIVE OS APLICATIVOS ESPECÍFICOS PARA APRENDER MATEMÁTICA. O KHAN ACADEMY, POR EXEMPLO, FOI CITADO POR 35,8% DOS ESTUDANTES E O GEOGEBRA, POR 26,8%. É INTERESSANTE OBSERVAR QUE DENTRE OS RESULTADOS, ENCONTRAMOS UMA MAIOR UTILIZAÇÃO EM PLATAFORMAS DE GESTÃO DE ATIVIDADES E DE EDIÇÃO DE TEXTO PELOS ESTUDANTES. É NOTÓRIO TAMBÉM UMA BAIXA UTILIZAÇÃO DOS APLICATIVOS FEITOS PARA TRABALHAR ESPECIFICAMENTE MATEMÁTICA. A NOSSO VER, ESSES RESULTADOS INDICAM A RELEVÂNCIA DA CONTINUIDADE DESTA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA NESSE E EM OUTROS CONTEXTOS. ALÉM DISSO, APONTA PARA NECESSÁRIA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE O USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE AO ENSINO E À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA, TIC´S, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1341_26102021183138.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WELLINGTON DE OLIVEIRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ WELLINGTON DE OLIVEIRA GO" "autor_email" => "wellingtonoliveiraxxx@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS, UNEAL, CAMPUS - III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85037 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 1341 "titulo" => "TICS E SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ESTÃO UTILIZANDO?" "resumo" => "COM O SURGIMENTO DE UMA NOVA EPIDEMIA, SARS-COV-2, MAIS CONHECIDA COMO CORONAVÍRUS, TODA A SOCIEDADE PRECISOU ADOTAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO, SOBRETUDO QUANDO ELA SE PROPAGOU PELO MUNDO INTEIRO, TORNANDO-SE UMA PANDEMIA. DENTRE ESSAS MEDIDAS, O DISTANCIAMENTO SOCIAL FOI A MAIS IMPORTANTE PARA REDUZIR O AVANÇO DA PANDEMIA DA COVID-19 E NÃO SOBRECARREGAR OS SISTEMAS DE SAÚDE, MODIFICANDO SIGNIFICATIVAMENTE O FUNCIONAMENTO DOS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO, FOI NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIZAÇÃO, AFETANDO ALUNOS E PROFESSORES DE TODO O PLANETA. COM EFEITO, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PRECISARAM BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS PARA POSSIBILITAR O ENSINO NESSE CENÁRIO PANDÊMICO. UM DOS MEIOS EMPREGADOS POR ALGUMAS INSTITUIÇÕES FOI A ADOÇÃO DE AULAS ONLINES, POSSIBILITADA PELO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS. ESSAS TECNOLOGIAS ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DO ALUNO E DO PROFESSOR E TORNARAM-SE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DAS ESCOLAS PARA NÃO INTERROMPER DEFINITIVAMENTE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. NO BRASIL, POR EXEMPLO, A DEMANDA POR APLICATIVOS DE EDUCAÇÃO MAIS QUE DOBROU EM MARÇO DE 2020, PRIMEIRO MÊS DA PANDEMIA. EM DECORRÊNCIA DISSO, É POSSÍVEL DIZER QUE O USO DE APLICATIVOS SE TORNOU FORTE ALIADO PARA AS AULAS VIRTUAIS, AUXILIANDO O ENSINO DO PROFESSOR E À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. CONCORDANDO COM O PENSAMENTO DE DIVERSOS AUTORES, CONSIDERAMOS QUE A UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TICS PODE POTENCIALIZAR MUDANÇAS FUNDAMENTAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, VIABILIZANDO NOVAS FORMAS DE APRENDER EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS, REAIS OU VIRTUAIS. A UTILIZAÇÃO DESSES ARTEFATOS TECNOLÓGICOS POSSIBILITA QUE O INDIVÍDUO AMPLIE SUAS POSSIBILIDADES DE VIVENCIAR PROCESSOS CRIATIVOS, NA MEDIDA EM QUE POTENCIALIZA NOVAS CONSTRUÇÕES. POR OUTRO LADO, O USO DAS TICS PODE ESCAMOTEAR PROCESSOS DE AUTOMAÇÃO QUE IMPEDEM O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO INDIVÍDUO, OU SEJA, O USO DESTE OU DAQUELE ARTEFATO, POR SI SÓ, NÃO INDICA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. COMO PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, TEMOS OBSERVADO QUE DISCENTES, DOCENTES E GESTORES EDUCACIONAIS NÃO CONHECEM MUITOS APLICATIVOS OU OS UTILIZAM DE MODO INCIPIENTE. EM FACE DESTA PROBLEMÁTICA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR OS APLICATIVOS MAIS UTILIZADOS POR ESTUDANTES PARA APRENDER MATEMÁTICA. PARA ATINGIR O OBJETIVO PRETENDIDO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO JUNTO A 97 ESTUDANTES, SENDO 28 DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E 69 DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO MUNICÍPIO PALMEIRA DOS ÍNDIOS, ALAGOAS, BRASIL. A ESCOLHA DESSES ALUNOS PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO ESTÁ RELACIONADA ÀS AÇÕES QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO NO PROJETO DE MATEMÁTICA VINCULADO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. O QUESTIONÁRIO ERA COMPOSTO POR DUAS PARTES: A PRIMEIRA PARTE SERVIU PARA ELABORAR UMA BREVE DESCRIÇÃO DOS ESTUDANTES PARTÍCIPES DA PESQUISA, SEUS CURSOS E PERÍODOS DE ESTUDO; A SEGUNDA PARTE APRESENTAVA 16 APLICATIVOS – CANVA, DOCUMENTOS DO GOOGLE, ESCAPE ROOM, GEOGEBRA, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE TAREFAS, JAMBOARD, KAHOOT, KHAN ACADEMY, MICROSOFT OFFICE, NEARPOD, PADLET, PODCATS, QUIZLET, SOCRATIVE, WORDWALL – PARA QUE ELES ASSINALASSEM AQUELES QUE CONHECIAM OU UTILIZAVAM PARA ESTUDAR MATEMÁTICA, SENDO OFERTADA A OPÇÃO DELES ACRESCENTAREM OUTROS NÃO ELENCADOS NO QUESTIONÁRIO. A ESCOLHA DESTES APLICATIVOS CONSIDEROU TRABALHOS ANTERIORES SOBRE A PROBLEMÁTICA E NOSSA VIVÊNCIA ENQUANTO PROFESSORES, EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, NO PIBID/UNEAL. PARA ANALISAR OS RESULTADOS, DIVIDIMOS OS APLICATIVOS SELECIONADOS EM DOIS GRUPOS OU CATEGORIAS: APLICATIVOS GERAIS E APLICATIVOS ESPECIFICAMENTE RELACIONADOS À MATEMÁTICA. NO PRIMEIRO GRUPO, APLICATIVOS GERAIS, ELENCAMOS OS SEGUINTES APLICATIVOS: CANVA, DOCUMENTOS DO GOOGLE, ESCAPE ROOM, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE TAREFAS, JAMBOARD, KAHOOT, MICROSOFT OFFICE, NEARPOD, PADLET, PODCATS, QUIZLET, SOCRATIVE, WORDWALL. EM RELAÇÃO AOS APLICATIVOS ESPECIFICAMENTE RELACIONADOS À MATEMÁTICA, DESTACAMOS: GEOGEBRA; KHAN ACADEMY. OS RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO DESTACAM QUE A PLATAFORMA “GOOGLE SALA DE AULA” É A PLATAFORMA MAIS UTILIZADA E CONHECIDA PELOS PARTICIPANTES. EM TERMOS PERCENTUAIS, CONSTATAMOS QUE 92,2% DOS ESTUDANTES JÁ ESTÃO FAMILIARIZADOS COM O GOOGLE CLASRROOM E 63,9 % USAM DOCUMENTOS DO GOOGLE. OS DEMAIS APLICATIVOS SÃO CONHECIDOS POR MENOS DA METADE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, INCLUSIVE OS APLICATIVOS ESPECÍFICOS PARA APRENDER MATEMÁTICA. O KHAN ACADEMY, POR EXEMPLO, FOI CITADO POR 35,8% DOS ESTUDANTES E O GEOGEBRA, POR 26,8%. É INTERESSANTE OBSERVAR QUE DENTRE OS RESULTADOS, ENCONTRAMOS UMA MAIOR UTILIZAÇÃO EM PLATAFORMAS DE GESTÃO DE ATIVIDADES E DE EDIÇÃO DE TEXTO PELOS ESTUDANTES. É NOTÓRIO TAMBÉM UMA BAIXA UTILIZAÇÃO DOS APLICATIVOS FEITOS PARA TRABALHAR ESPECIFICAMENTE MATEMÁTICA. A NOSSO VER, ESSES RESULTADOS INDICAM A RELEVÂNCIA DA CONTINUIDADE DESTA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA NESSE E EM OUTROS CONTEXTOS. ALÉM DISSO, APONTA PARA NECESSÁRIA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE O USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE AO ENSINO E À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA, TIC´S, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1341_26102021183138.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WELLINGTON DE OLIVEIRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ WELLINGTON DE OLIVEIRA GO" "autor_email" => "wellingtonoliveiraxxx@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS, UNEAL, CAMPUS - III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }