UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85047 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 801 "inscrito_id" => 2637 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "OS SISTEMAS EDUCACIONAIS FORAM IMPACTADOS DEVIDO A PANDEMIA DE COVID-19 EM TODO O MUNDO, NO QUAL, INDUZIU O FECHAMENTO DAS ESCOLAS. E PARA ISSO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) RESPALDARAM AS ATIVIDADES ESCOLARES EM TODO PAÍS E FOI ADOTADO A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO BASEADO NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) COMO MEDIADOR DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO NAS LICENCIATURAS, SENTIU O IMPACTO DA NOVA MODALIDADE DE ENSINO E PRECISOU REINVENTAR AS FORMAS DE CONDUZIR AS REGÊNCIAS, COM FINALIDADE DE TORNÁ-LAS MAIS EFICIENTES E ATRATIVAS. E PARA ISSO, A PROPOSTA METODOLÓGICA CONSTITUIU-SE EM DIVERSAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO E UTILIZANDO SITES DE INTERPRETAÇÃO NO FORMATO ENEM, PARA ALUNOS DO 1°, 2° E 3° ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO POLIVALENTE DE ALTAMIRA SOB A SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO DO COORDENADOR DO PRP E A PROFESSORA/PRECEPTORA DE BIOLOGIA. DESTE MODO, AS ATIVIDADES ERAM NORTEADAS POR 5 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, COM ALTERNATIVAS A À E, E TRANSMITIDAS PELO POWERPOINT (PPT) APÓS A AULA MINISTRADA PELA PROFESSORA/PRECEPTORA ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE MEET. CONTUDO, AO APLICAR TAIS ATIVIDADES, OS RESULTADOS REVELARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS FOI AUMENTANDO E A INTERAÇÃO NO MOMENTO DA ATIVIDADE FOI SIGNIFICATIVA. NESSE SENTIDO, OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM CONCRETIZADOS DE FORMA SATISFATÓRIA." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ATIVIDADES, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2637_18112021231220.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA KESSIAH DE SOUSA NUNES" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandakessyah02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85047 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 801 "inscrito_id" => 2637 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "OS SISTEMAS EDUCACIONAIS FORAM IMPACTADOS DEVIDO A PANDEMIA DE COVID-19 EM TODO O MUNDO, NO QUAL, INDUZIU O FECHAMENTO DAS ESCOLAS. E PARA ISSO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) RESPALDARAM AS ATIVIDADES ESCOLARES EM TODO PAÍS E FOI ADOTADO A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO BASEADO NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) COMO MEDIADOR DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO NAS LICENCIATURAS, SENTIU O IMPACTO DA NOVA MODALIDADE DE ENSINO E PRECISOU REINVENTAR AS FORMAS DE CONDUZIR AS REGÊNCIAS, COM FINALIDADE DE TORNÁ-LAS MAIS EFICIENTES E ATRATIVAS. E PARA ISSO, A PROPOSTA METODOLÓGICA CONSTITUIU-SE EM DIVERSAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO E UTILIZANDO SITES DE INTERPRETAÇÃO NO FORMATO ENEM, PARA ALUNOS DO 1°, 2° E 3° ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO POLIVALENTE DE ALTAMIRA SOB A SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO DO COORDENADOR DO PRP E A PROFESSORA/PRECEPTORA DE BIOLOGIA. DESTE MODO, AS ATIVIDADES ERAM NORTEADAS POR 5 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, COM ALTERNATIVAS A À E, E TRANSMITIDAS PELO POWERPOINT (PPT) APÓS A AULA MINISTRADA PELA PROFESSORA/PRECEPTORA ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE MEET. CONTUDO, AO APLICAR TAIS ATIVIDADES, OS RESULTADOS REVELARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS FOI AUMENTANDO E A INTERAÇÃO NO MOMENTO DA ATIVIDADE FOI SIGNIFICATIVA. NESSE SENTIDO, OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM CONCRETIZADOS DE FORMA SATISFATÓRIA." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ATIVIDADES, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2637_18112021231220.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA KESSIAH DE SOUSA NUNES" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandakessyah02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }