O PRESENTE TRABALHO BUSCA REFLETIR COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA INFLUENCIA A FORMAÇÃO DO FUTURO CIDADÃO, BEM COMO A ATUAÇÃO NO DESPERTAR DO SEU SENSO CRÍTICO FORMANDO-O COMO SUJEITO ECOLÓGICO, ESTE QUE POR SUA VEZ É CARACTERIZADO COMO UM INDIVÍDUO COM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E ATITUDES SUSTENTÁVEIS. ESTA PESQUISA POSSUI CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, ANALISANDO ALÉM DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, A LEGISLAÇÃO QUE TRATA DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA BUSCA EM PERIÓDICOS. O LEVANTAMENTO DE DADOS OCORREU NO PERÍODO ENTRE FEVEREIRO A MAIO DE 2021, BUSCOU-SE PELOS TERMOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUJEITO ECOLÓGICO E CIDADÃO, ESTES TAMBÉM FORAM ASSOCIADOS AOS TERMOS CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCADORES. PARA TANTO, PERCEBEU-SE NESTA INVESTIGAÇÃO QUE A ESCOLA É O INÍCIO, O PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE E ISSO FAZ COM QUE CADA VEZ MAIS SEJAM NECESSÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES QUE INFLUENCIEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS E NA SOCIEDADE, SENDO QUE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ESTABELECE ASSIM, UMA PONTE ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SENSO COMUM PRESENTE NAS FAMÍLIAS E COMUNIDADE. PERCEBEU-SE TAMBÉM QUE A ESCOLA QUANDO DESEMPENHA SEU PAPEL A PARTIR DE AÇÕES PENSADAS NO COLETIVO E NO SOCIAL, ELA REALIZA SUA FUNÇÃO O QUE A CONSOLIDA EM SUA ESSÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. FALTA PORTANTO, INCENTIVO POR PARTE DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E ESTÍMULOS PARA A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES, POIS, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO DEVE SER TRATADA COMO CONTEÚDO NEUTRO, ELA É ATUAL, PRESENTE, URGENTE E DO INTERESSE DE TODOS.