A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84570 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO BUSCA REFLETIR COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA INFLUENCIA A FORMAÇÃO DO FUTURO CIDADÃO, BEM COMO A ATUAÇÃO NO DESPERTAR DO SEU SENSO CRÍTICO FORMANDO-O COMO SUJEITO ECOLÓGICO, ESTE QUE POR SUA VEZ É CARACTERIZADO COMO UM INDIVÍDUO COM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E ATITUDES SUSTENTÁVEIS. ESTA PESQUISA POSSUI CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, ANALISANDO ALÉM DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, A LEGISLAÇÃO QUE TRATA DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA BUSCA EM PERIÓDICOS. O LEVANTAMENTO DE DADOS OCORREU NO PERÍODO ENTRE FEVEREIRO A MAIO DE 2021, BUSCOU-SE PELOS TERMOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUJEITO ECOLÓGICO E CIDADÃO, ESTES TAMBÉM FORAM ASSOCIADOS AOS TERMOS CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCADORES. PARA TANTO, PERCEBEU-SE NESTA INVESTIGAÇÃO QUE A ESCOLA É O INÍCIO, O PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE E ISSO FAZ COM QUE CADA VEZ MAIS SEJAM NECESSÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES QUE INFLUENCIEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS E NA SOCIEDADE, SENDO QUE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ESTABELECE ASSIM, UMA PONTE ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SENSO COMUM PRESENTE NAS FAMÍLIAS E COMUNIDADE. PERCEBEU-SE TAMBÉM QUE A ESCOLA QUANDO DESEMPENHA SEU PAPEL A PARTIR DE AÇÕES PENSADAS NO COLETIVO E NO SOCIAL, ELA REALIZA SUA FUNÇÃO O QUE A CONSOLIDA EM SUA ESSÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. FALTA PORTANTO, INCENTIVO POR PARTE DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E ESTÍMULOS PARA A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES, POIS, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO DEVE SER TRATADA COMO CONTEÚDO NEUTRO, ELA É ATUAL, PRESENTE, URGENTE E DO INTERESSE DE TODOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CIDADÃO, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, EDUCADORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA106_ID592_25102021140321.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALVES DE RAMOS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinealvesderamos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84570 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO BUSCA REFLETIR COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA INFLUENCIA A FORMAÇÃO DO FUTURO CIDADÃO, BEM COMO A ATUAÇÃO NO DESPERTAR DO SEU SENSO CRÍTICO FORMANDO-O COMO SUJEITO ECOLÓGICO, ESTE QUE POR SUA VEZ É CARACTERIZADO COMO UM INDIVÍDUO COM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E ATITUDES SUSTENTÁVEIS. ESTA PESQUISA POSSUI CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, ANALISANDO ALÉM DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, A LEGISLAÇÃO QUE TRATA DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA BUSCA EM PERIÓDICOS. O LEVANTAMENTO DE DADOS OCORREU NO PERÍODO ENTRE FEVEREIRO A MAIO DE 2021, BUSCOU-SE PELOS TERMOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUJEITO ECOLÓGICO E CIDADÃO, ESTES TAMBÉM FORAM ASSOCIADOS AOS TERMOS CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCADORES. PARA TANTO, PERCEBEU-SE NESTA INVESTIGAÇÃO QUE A ESCOLA É O INÍCIO, O PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE E ISSO FAZ COM QUE CADA VEZ MAIS SEJAM NECESSÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES QUE INFLUENCIEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS E NA SOCIEDADE, SENDO QUE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ESTABELECE ASSIM, UMA PONTE ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SENSO COMUM PRESENTE NAS FAMÍLIAS E COMUNIDADE. PERCEBEU-SE TAMBÉM QUE A ESCOLA QUANDO DESEMPENHA SEU PAPEL A PARTIR DE AÇÕES PENSADAS NO COLETIVO E NO SOCIAL, ELA REALIZA SUA FUNÇÃO O QUE A CONSOLIDA EM SUA ESSÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. FALTA PORTANTO, INCENTIVO POR PARTE DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E ESTÍMULOS PARA A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES, POIS, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO DEVE SER TRATADA COMO CONTEÚDO NEUTRO, ELA É ATUAL, PRESENTE, URGENTE E DO INTERESSE DE TODOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CIDADÃO, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, EDUCADORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA106_ID592_25102021140321.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALVES DE RAMOS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinealvesderamos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }