O PRESENTE TEXTO POSSUI O OBJETIVO DE ABORDAR UMA TEMÁTICA ADVINDA DE ENCONTROS E DEBATES REALIZADOS DURANTE AS ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA, PROJETO ESTE QUE SE DESENVOLVE DENTRO DO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE, TENDO SEU DESENROLAR DE FORMA REMOTA, DEVIDO AO PERÍODO PANDÊMICO AINDA RECORRENTE. DESTA FORMA, BUSCOU-SE APRESENTAR E ABORDAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. FOI POSSÍVEL PERCEBER COMO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRECISOU SER ADAPTADO; DESDE A DINÂMICA DO PROFESSOR COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS POR NÃO SEREM PREPARADOS PARA TAL DEMANDA, E PRINCIPALMENTE AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE ACESSO AO ENSINO, POR PARTE DOS ESTUDANTES; VISTO QUE PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO.