AS AULAS EXPERIMENTAIS SE CONFIGURAM COMO UMA BOA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, JÁ QUE TRAZ PARA A REALIDADE DOS ALUNOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA LÚDICA E QUE DESPERTA A CURIOSIDADE, MOTIVANDO-OS A QUEREREM APRENDER SOBRE A NATUREZA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI RELATAR A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE ROTEIROS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, NO PERÍODO DE RETOMADA DAS AULAS, COMO MEIO SATISFATÓRIO PARA O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO EM UMA ESCOLA DO TOCANTINS. ALÉM DISSO, ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO MÊS DE SETEMBRO DE 2021 NA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS E O PÚBLICO-ALVO FOI UMA TURMA DE 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA COMUNITÁRIA DE AUGUSTINÓPOLIS. FORAM UTILIZADOS ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA TANTO PARA SEREM REALIZADAS DE FORMA ASSÍNCRONA, QUANTO DE FORMA SÍNCRONA. OS EXPERIMENTOS PROPOSTOS CONSISTIAM EM OBSERVAR O CRESCIMENTO FÚNGICO NOS ALIMENTOS E CONSTRUIR SIMULADORES DO EFEITO ESTUFA. ENTÃO, A PARTIR DOS RESULTADOS DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL INFERIR QUE É TOTALMENTE VIÁVEL APLICAR AS METODOLOGIAS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO, ALÉM DE FAZER COM QUE O ALUNO TENHA AUTONOMIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.