O PRESENTE TRABALHO SE TRATA DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA QUE TEM COMO OBJETIVO RECONHECER E REFLETIR SOBRE O AUMENTO DA JORNADA DE SERVIÇO DOCENTE, SOB A INFLUÊNCIA DE UM CENÁRIO PANDÊMICO E SUAS NOVAS DEMANDAS DE CARGA HORÁRIA COM O ENSINO REMOTO E HÍBRIDO, PROBLEMATIZANDO AS CONSEQUÊNCIAS EXPERIENCIADAS PELO CORPO DOCENTE E OS REFLEXOS DE PRECARIZAÇÃO CAUSADOS NA EDUCAÇÃO. A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO COM PROFESSORES DE ENSINO BÁSICO, POR MEIO DOS DADOS COLETADOS PODE-SE CONSTATAR QUE O TRABALHO DOCENTE ENVOLVE AÇÕES E SITUAÇÕES QUE SE MOSTRAM DEMASIADAMENTE COMPLEXAS, EXIGINDO PLANEJAMENTO, ORIENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EXCELÊNCIA SOBRE ELAS, PARA QUE SEJA POSSÍVEL SUA REALIZAÇÃO. NO ENTANTO, ESSAS EXIGÊNCIAS, PELOS DADOS OBTIDOS, NÃO VÊM COM AS CONDIÇÕES MÍNIMAS DE TRABALHO, MANTENDO A CONDIÇÃO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. ASSIM, CONSIDERAMOS FUNDAMENTAL QUE SEJAM PROPORCIONADAS AOS DOCENTES, A FIM DE ALCANÇAR UMA MAIOR VALORIZAÇÃO, BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO SEM ULTRAPASSAR AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DESTE PROFISSIONAL.