USO DA PEDAGOGIA DO CINEMA COMO MÉTODO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: APRENDENDO ESTEQUIOMETRIA COM A FEITICEIRA ESCARLATE
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85056 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 740 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "USO DA PEDAGOGIA DO CINEMA COMO MÉTODO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: APRENDENDO ESTEQUIOMETRIA COM A FEITICEIRA ESCARLATE" "resumo" => """ NO FINAL DO ANO DE 2019 O MUNDO FOI SURPREENDIDO COM A PANDEMIA DE COVID-19, E COMO MEDIDA \r\n PARA CONTER A TRANSMISSÃO DO VÍRUS CAUSADOR DA SARS-COV-2, O DISTANCIAMENTO SOCIAL SE TORNOU UMA \r\n NECESSIDADE. NO BRASIL O VÍRUS COMEÇOU A SE ESPALHAR EM MARÇO DE 2020, E A EXEMPLO DO QUE JÁ VINHA \r\n ACONTECENDO NO MUNDO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ A \r\n UNIVERSIDADE. DIANTE DISSO O SISTEMA EDUCACIONAL REQUEREU TRANSFERÊNCIA DE AMBIENTE, DO MODO \r\n PRESENCIAL PARA O VIRTUAL, POR CONSEGUINTE, IMPLANTOU-SE NO PAÍS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL –\r\n E.R.E. O E.R.E. PROPICIOU MAIOR CONTATO COM AS TECNOLOGIAS POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, DE \r\n MANEIRA INDISPENSÁVEL E FREQUENTE, O QUE HISTORIOU UMA CRESCENTE ADESÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA \r\n AULAS VIRTUAIS E DE MÉTODOS INOVADORES DE ENSINO. ALGUNS RECURSOS QUE ANTES ERAM UTILIZADOS DE \r\n MANEIRA ESPORÁDICA PASSARAM A TER MAIOR DESTAQUE, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TÊM POR FINALIDADE \r\n PROMOVER UMA MAIOR MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENTRE TANTOS \r\n COMPONENTES ARTÍSTICOS DISPONÍVEIS COMO SUPORTE DIDÁTICO, APRESENTA-SE COMO UMA ALTERNATIVA \r\n INOVADORA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE ESTUDANTES DURANTE AS AULAS REMOTAS, EM ESPECIAL NAS AULAS DE \r\n QUÍMICA, DISCIPLINA QUE REQUER MUITAS VEZES QUE SEUS CONCEITOS SEJAM CONSTRUÍDOS EM UMA PERSPECTIVA \r\n ABSTRATA, O QUE PODE SER UM PROCESSO DIFÍCIL QUANDO RESTRITO AO ENSINO TRADICIONAL. HÁ TAMBÉM UMA \r\n CARÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS PERTINENTES AO CINEMA EM LOCAIS EDUCATIVOS, APRESENTANDO-SE COMO DESAFIO \r\n PARA OS PRECURSORES DESSA PRÁTICA, EM ESPECIAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS, COMO A QUÍMICA. ESTE TRABALHO \r\n TEM COMO OBJETIVOS APLICAR A PEDAGOGIA DO CINEMA, ELABORAR UM TEMA DE APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE AO \r\n ASSOCIAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS COM O COTIDIANO DOS EDUCANDOS, EVIDENCIAR A RELAÇÃO DA ARTE COM A \r\n DISCIPLINA DE QUÍMICA PROMOVENDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO ESTEQUIOMETRIA, BEM COMO, \r\n AVALIAR O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PROPOSTO. DE ACORDO COM MOREIRA (2010), OS \r\n CONHECIMENTOS PRÉVIOS, CHAMADOS DE SUBSUNÇORES, PODEM SER MODELOS MENTAIS, IDEIAS, REPRESENTAÇÕES \r\n SOCIAIS, E TAMBÉM CONCEITOS JÁ EXISTENTES NAS BASES COGNITIVAS DO ALUNO. OS SUBSUNÇORES AO ENTRAR EM \r\n CONTATO COM AS NOVAS INFORMAÇÕES, SÃO RESPONSÁVEIS POR EXPANDIR OS SIGNIFICADOS E POR CONFERIR UMA \r\n MAIOR ESTABILIDADE COGNITIVA, PORÉM, MAJORITARIAMENTE, O CONHECIMENTO APRESENTADO AOS ESTUDANTES É \r\n DESCONECTADO DESSE PROCESSO INTERATIVO. POR ESSA NECESSIDADE DE CONECTAR OS DOIS CONHECIMENTOS DE \r\n FORMA NÃO-LITERAL E NÃO-ARBITRÁRIA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SURGE. A ARTE, DE ACORDO COM \r\n NAPOLITANO, É UM DOS MEIOS NÃO-TRADICIONAIS E NÃO-LITERAIS DE ELUCIDAÇÃO, E, EM OBRAS CINEMATOGRÁFICAS \r\n HÁ UMA UNIÃO ENTRE CULTURA, ESTÉTICA, ENTRETENIMENTO, IDEOLOGIA, COTIDIANO, E POR ISSO, ENCAIXAR O CINEMA \r\n COMO COMPONENTE AO APRESENTAR A GRADE CURRICULAR, AGREGA VALORES ALÉM DA PRÓPRIA ILUSTRAÇÃO E \r\n CONTEÚDO. NESSE SENTIDO SURGE A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENOMINADA ASSIM POR BORGES (2008), TENDO \r\n COMO PROPOSTA PROMOVER EXPERIÊNCIAS RELATIVAS AO CINEMA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E QUE TRATEM A \r\n ESCOLA COMO UM LÓCUS DE APRENDIZAGEM EMANCIPADORA. PORTANTO, UTILIZAR O CINEMA COMO \r\n ALICERCE, AO CONECTAR O COTIDIANO DOS ALUNOS É APLICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E ALÉM DISSO, \r\n TAMBÉM É CONSIDERAR O ALUNO COMO CONSTRUTOR DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE ESTIMULA O SENSO CRÍTICO E A VISÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE. ESTA PESQUISA-AÇÃO QUALI-QUANTITATIVA APLICADA FOI \r\n DESENVOLVIDA POR BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO NÚCLEO DE QUÍMICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL \r\n DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID, EM PARCERIA COM A E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, EM \r\n FORTALEZA, CEARÁ. COMO ARTIFÍCIO DE APELO VISUAL, ELABOROU-SE UMA APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE, PELA \r\n PLATAFORMA DE DESENHO CANVA, ABORDANDO O CONTEÚDO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO ASSOCIADO A \r\n PERSONAGEM FEITICEIRA ESCARLATE, DA MARVEL. A RELAÇÃO ENTRE A OBRA ARTÍSTICA E A DISCIPLINA DE QUÍMICA \r\n É MARCADA PELOS PODERES DA HEROÍNA. A FEITICEIRA ESCARLATE TEM PODERES DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA, \r\n REALIZANDO REAÇÕES DE COMBUSTÃO E CORROSÃO DOS METAIS, REAIS FORA DO CONTEXTO DOS QUADRINHOS E ÚTEIS \r\n PARA CONDUZIR A EXPLICAÇÃO DE BALANCEAMENTO DE REAÇÕES E ESTEQUIOMETRIA. O MATERIAL PRODUZIDO FOI \r\n APLICADO EM TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, CUJA PROFESSORA TITULAR ATUA COMO SUPERVISORA DO \r\n NÚCLEO DE QUÍMICA DO PIBID/UECE NA ESCOLA. AS AULAS, COM DURAÇÃO DE 40 MINUTOS, OCORRERAM APÓS \r\n O RETORNO PRESENCIAL COM TODOS OS SUJEITOS DA PESQUISA, BIDS, ESTUDANTES DA ESCOLA E PROFESSORAS \r\n DEVIDAMENTE IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19. PARA ATENDER AOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA, CADA TURMA \r\n PODE CONTER NO MÁXIMO 20 ALUNOS, DESSE MODO E CONSIDERANDO QUE OS ESTUDANTES AINDA ESTÃO \r\n RETORNANDO AOS POUCOS A ROTINA DAS AULAS PRESENCIAIS, PARTICIPARAM DA PESQUISA, UM TOTAL DE 57 ALUNOS. \r\n PARA AVALIAR A ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA METODOLOGIA UTILIZADA, FOI APLICADO AO FINAL DAS \r\n AULAS, UM QUESTIONÁRIO DE RESPOSTA PSICOMÉTRICA CONTENDO 5 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLA DE ACORDO COM \r\n A ESCALA LIKERT CONSIDERANDO O NÍVEL DE CONCORDÂNCIA DAS AFIRMAÇÕES, DE 1 A 5, SENDO 1 PARA DISCORDO \r\n TOTALMENTE E 5 PARA CONCORDO TOTALMENTE. O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO EM SLIDES APRESENTOU-SE \r\n VISUALMENTE ATRATIVO, DE ASPECTO LÚDICO E VERSÁTIL, UMA VEZ QUE O MESMO PODE SER UTILIZADO PELA \r\n PROFESSORA DA ESCOLA, E POR OUTROS PROFESSORES DE QUÍMICA, SENDO POSSÍVEL ESTABELECER RELAÇÃO COM \r\n OUTROS CONTEÚDOS DA QUÍMICA. AS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EVIDENCIARAM A AVALIAÇÃO POSITIVA ACERCA DA \r\n EXPERIÊNCIA GERAL EM TODAS AS TURMAS. COM RELAÇÃO AO INTERESSE NA AULA OCASIONADO PELA ABORDAGEM \r\n COM A REFERÊNCIA ARTÍSTICA, 52,6% CONCORDARAM TOTALMENTE E EM 24,6% CONCORDARAM PARCIALMENTE. \r\n VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DA DISCIPLINA FOI BEM RELACIONADO COM A PERSONAGEM PARA 54,4% DOS \r\n INDIVÍDUOS E PARCIALMENTE PARA 28,1%. O MATERIAL FUNCIONOU COMO MEIO DE COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, \r\n PARA 54,6% DOS ALUNOS E PARCIALMENTE PARA 36,8%. A RESPEITO DA POPULARIDADE DA OBRA, 54,6% MOSTROU \r\n QUE JÁ CONHECIA A OBRA. NOTOU-SE, QUE 83,3% DOS INDIVÍDUOS QUE DESCONHECIAM A OBRA UTILIZADA \r\n APRESENTARAM INTERESSE NEUTRO, INDICANDO QUE A RELAÇÃO ENTRE A POPULARIDADE DE UMA OBRA E O INTERESSE \r\n POR UMA AULA QUE ASSOCIA ESSA OBRA AO CONTEÚDO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS. COM ESSA PESQUISA, \r\n VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE ORGANIZAR AS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS EXISTENTES DE ACORDO COM A SUA\r\n FUNÇÃO ÚTIL À QUÍMICA, COM CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA, CONSIDERANDO FATORES COMO O PÚBLICO ALVO, PELA \r\n DIFERENÇA DAS GERAÇÕES E SUAS PREFERÊNCIAS. É POSSÍVEL APLICAR OUTROS TIPOS DE REFERÊNCIAS ARTÍSTICAS E \r\n CULTURAIS, ENCAIXAR AS OBRAS DISPONÍVEIS EM QUALQUER COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, E ENTÃO \r\n FACILITAR O ACESSO A ESSE MATERIAL AOS PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DO ENSINO SUPERIOR, \r\n PROMOVENDO UMA DIVULGAÇÃO DA PEDAGOGIA DO CINEMA. MESMO CONSIDERANDO QUE O USO DE ELEMENTOS \r\n CULTURAIS PODE SER ALGUMAS VEZES VISTO COMO DE MENOR IMPORTÂNCIA QUANDO COMPARADO AOS ASPECTOS \r\n TEÓRICOS, O PRESENTE ESTUDA RESSALTA QUE É POSSÍVEL UTILIZAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS ENVOLVENDO O \r\n CONTEÚDO DE QUÍMICA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSA CIÊNCIA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DO CINEMA, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID, ARTE, FEITICEIRA ESCARLATE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID317_18112021194853.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MABELLE LIMA PAIVA" "autor_nome_curto" => "MABELLE" "autor_email" => "mabellepaiva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85056 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 740 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "USO DA PEDAGOGIA DO CINEMA COMO MÉTODO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: APRENDENDO ESTEQUIOMETRIA COM A FEITICEIRA ESCARLATE" "resumo" => """ NO FINAL DO ANO DE 2019 O MUNDO FOI SURPREENDIDO COM A PANDEMIA DE COVID-19, E COMO MEDIDA \r\n PARA CONTER A TRANSMISSÃO DO VÍRUS CAUSADOR DA SARS-COV-2, O DISTANCIAMENTO SOCIAL SE TORNOU UMA \r\n NECESSIDADE. NO BRASIL O VÍRUS COMEÇOU A SE ESPALHAR EM MARÇO DE 2020, E A EXEMPLO DO QUE JÁ VINHA \r\n ACONTECENDO NO MUNDO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ A \r\n UNIVERSIDADE. DIANTE DISSO O SISTEMA EDUCACIONAL REQUEREU TRANSFERÊNCIA DE AMBIENTE, DO MODO \r\n PRESENCIAL PARA O VIRTUAL, POR CONSEGUINTE, IMPLANTOU-SE NO PAÍS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL –\r\n E.R.E. O E.R.E. PROPICIOU MAIOR CONTATO COM AS TECNOLOGIAS POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, DE \r\n MANEIRA INDISPENSÁVEL E FREQUENTE, O QUE HISTORIOU UMA CRESCENTE ADESÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA \r\n AULAS VIRTUAIS E DE MÉTODOS INOVADORES DE ENSINO. ALGUNS RECURSOS QUE ANTES ERAM UTILIZADOS DE \r\n MANEIRA ESPORÁDICA PASSARAM A TER MAIOR DESTAQUE, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TÊM POR FINALIDADE \r\n PROMOVER UMA MAIOR MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENTRE TANTOS \r\n COMPONENTES ARTÍSTICOS DISPONÍVEIS COMO SUPORTE DIDÁTICO, APRESENTA-SE COMO UMA ALTERNATIVA \r\n INOVADORA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE ESTUDANTES DURANTE AS AULAS REMOTAS, EM ESPECIAL NAS AULAS DE \r\n QUÍMICA, DISCIPLINA QUE REQUER MUITAS VEZES QUE SEUS CONCEITOS SEJAM CONSTRUÍDOS EM UMA PERSPECTIVA \r\n ABSTRATA, O QUE PODE SER UM PROCESSO DIFÍCIL QUANDO RESTRITO AO ENSINO TRADICIONAL. HÁ TAMBÉM UMA \r\n CARÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS PERTINENTES AO CINEMA EM LOCAIS EDUCATIVOS, APRESENTANDO-SE COMO DESAFIO \r\n PARA OS PRECURSORES DESSA PRÁTICA, EM ESPECIAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS, COMO A QUÍMICA. ESTE TRABALHO \r\n TEM COMO OBJETIVOS APLICAR A PEDAGOGIA DO CINEMA, ELABORAR UM TEMA DE APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE AO \r\n ASSOCIAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS COM O COTIDIANO DOS EDUCANDOS, EVIDENCIAR A RELAÇÃO DA ARTE COM A \r\n DISCIPLINA DE QUÍMICA PROMOVENDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO ESTEQUIOMETRIA, BEM COMO, \r\n AVALIAR O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PROPOSTO. DE ACORDO COM MOREIRA (2010), OS \r\n CONHECIMENTOS PRÉVIOS, CHAMADOS DE SUBSUNÇORES, PODEM SER MODELOS MENTAIS, IDEIAS, REPRESENTAÇÕES \r\n SOCIAIS, E TAMBÉM CONCEITOS JÁ EXISTENTES NAS BASES COGNITIVAS DO ALUNO. OS SUBSUNÇORES AO ENTRAR EM \r\n CONTATO COM AS NOVAS INFORMAÇÕES, SÃO RESPONSÁVEIS POR EXPANDIR OS SIGNIFICADOS E POR CONFERIR UMA \r\n MAIOR ESTABILIDADE COGNITIVA, PORÉM, MAJORITARIAMENTE, O CONHECIMENTO APRESENTADO AOS ESTUDANTES É \r\n DESCONECTADO DESSE PROCESSO INTERATIVO. POR ESSA NECESSIDADE DE CONECTAR OS DOIS CONHECIMENTOS DE \r\n FORMA NÃO-LITERAL E NÃO-ARBITRÁRIA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SURGE. A ARTE, DE ACORDO COM \r\n NAPOLITANO, É UM DOS MEIOS NÃO-TRADICIONAIS E NÃO-LITERAIS DE ELUCIDAÇÃO, E, EM OBRAS CINEMATOGRÁFICAS \r\n HÁ UMA UNIÃO ENTRE CULTURA, ESTÉTICA, ENTRETENIMENTO, IDEOLOGIA, COTIDIANO, E POR ISSO, ENCAIXAR O CINEMA \r\n COMO COMPONENTE AO APRESENTAR A GRADE CURRICULAR, AGREGA VALORES ALÉM DA PRÓPRIA ILUSTRAÇÃO E \r\n CONTEÚDO. NESSE SENTIDO SURGE A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENOMINADA ASSIM POR BORGES (2008), TENDO \r\n COMO PROPOSTA PROMOVER EXPERIÊNCIAS RELATIVAS AO CINEMA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E QUE TRATEM A \r\n ESCOLA COMO UM LÓCUS DE APRENDIZAGEM EMANCIPADORA. PORTANTO, UTILIZAR O CINEMA COMO \r\n ALICERCE, AO CONECTAR O COTIDIANO DOS ALUNOS É APLICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E ALÉM DISSO, \r\n TAMBÉM É CONSIDERAR O ALUNO COMO CONSTRUTOR DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE ESTIMULA O SENSO CRÍTICO E A VISÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE. ESTA PESQUISA-AÇÃO QUALI-QUANTITATIVA APLICADA FOI \r\n DESENVOLVIDA POR BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO NÚCLEO DE QUÍMICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL \r\n DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID, EM PARCERIA COM A E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, EM \r\n FORTALEZA, CEARÁ. COMO ARTIFÍCIO DE APELO VISUAL, ELABOROU-SE UMA APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE, PELA \r\n PLATAFORMA DE DESENHO CANVA, ABORDANDO O CONTEÚDO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO ASSOCIADO A \r\n PERSONAGEM FEITICEIRA ESCARLATE, DA MARVEL. A RELAÇÃO ENTRE A OBRA ARTÍSTICA E A DISCIPLINA DE QUÍMICA \r\n É MARCADA PELOS PODERES DA HEROÍNA. A FEITICEIRA ESCARLATE TEM PODERES DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA, \r\n REALIZANDO REAÇÕES DE COMBUSTÃO E CORROSÃO DOS METAIS, REAIS FORA DO CONTEXTO DOS QUADRINHOS E ÚTEIS \r\n PARA CONDUZIR A EXPLICAÇÃO DE BALANCEAMENTO DE REAÇÕES E ESTEQUIOMETRIA. O MATERIAL PRODUZIDO FOI \r\n APLICADO EM TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, CUJA PROFESSORA TITULAR ATUA COMO SUPERVISORA DO \r\n NÚCLEO DE QUÍMICA DO PIBID/UECE NA ESCOLA. AS AULAS, COM DURAÇÃO DE 40 MINUTOS, OCORRERAM APÓS \r\n O RETORNO PRESENCIAL COM TODOS OS SUJEITOS DA PESQUISA, BIDS, ESTUDANTES DA ESCOLA E PROFESSORAS \r\n DEVIDAMENTE IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19. PARA ATENDER AOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA, CADA TURMA \r\n PODE CONTER NO MÁXIMO 20 ALUNOS, DESSE MODO E CONSIDERANDO QUE OS ESTUDANTES AINDA ESTÃO \r\n RETORNANDO AOS POUCOS A ROTINA DAS AULAS PRESENCIAIS, PARTICIPARAM DA PESQUISA, UM TOTAL DE 57 ALUNOS. \r\n PARA AVALIAR A ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA METODOLOGIA UTILIZADA, FOI APLICADO AO FINAL DAS \r\n AULAS, UM QUESTIONÁRIO DE RESPOSTA PSICOMÉTRICA CONTENDO 5 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLA DE ACORDO COM \r\n A ESCALA LIKERT CONSIDERANDO O NÍVEL DE CONCORDÂNCIA DAS AFIRMAÇÕES, DE 1 A 5, SENDO 1 PARA DISCORDO \r\n TOTALMENTE E 5 PARA CONCORDO TOTALMENTE. O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO EM SLIDES APRESENTOU-SE \r\n VISUALMENTE ATRATIVO, DE ASPECTO LÚDICO E VERSÁTIL, UMA VEZ QUE O MESMO PODE SER UTILIZADO PELA \r\n PROFESSORA DA ESCOLA, E POR OUTROS PROFESSORES DE QUÍMICA, SENDO POSSÍVEL ESTABELECER RELAÇÃO COM \r\n OUTROS CONTEÚDOS DA QUÍMICA. AS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EVIDENCIARAM A AVALIAÇÃO POSITIVA ACERCA DA \r\n EXPERIÊNCIA GERAL EM TODAS AS TURMAS. COM RELAÇÃO AO INTERESSE NA AULA OCASIONADO PELA ABORDAGEM \r\n COM A REFERÊNCIA ARTÍSTICA, 52,6% CONCORDARAM TOTALMENTE E EM 24,6% CONCORDARAM PARCIALMENTE. \r\n VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DA DISCIPLINA FOI BEM RELACIONADO COM A PERSONAGEM PARA 54,4% DOS \r\n INDIVÍDUOS E PARCIALMENTE PARA 28,1%. O MATERIAL FUNCIONOU COMO MEIO DE COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, \r\n PARA 54,6% DOS ALUNOS E PARCIALMENTE PARA 36,8%. A RESPEITO DA POPULARIDADE DA OBRA, 54,6% MOSTROU \r\n QUE JÁ CONHECIA A OBRA. NOTOU-SE, QUE 83,3% DOS INDIVÍDUOS QUE DESCONHECIAM A OBRA UTILIZADA \r\n APRESENTARAM INTERESSE NEUTRO, INDICANDO QUE A RELAÇÃO ENTRE A POPULARIDADE DE UMA OBRA E O INTERESSE \r\n POR UMA AULA QUE ASSOCIA ESSA OBRA AO CONTEÚDO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS. COM ESSA PESQUISA, \r\n VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE ORGANIZAR AS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS EXISTENTES DE ACORDO COM A SUA\r\n FUNÇÃO ÚTIL À QUÍMICA, COM CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA, CONSIDERANDO FATORES COMO O PÚBLICO ALVO, PELA \r\n DIFERENÇA DAS GERAÇÕES E SUAS PREFERÊNCIAS. É POSSÍVEL APLICAR OUTROS TIPOS DE REFERÊNCIAS ARTÍSTICAS E \r\n CULTURAIS, ENCAIXAR AS OBRAS DISPONÍVEIS EM QUALQUER COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, E ENTÃO \r\n FACILITAR O ACESSO A ESSE MATERIAL AOS PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DO ENSINO SUPERIOR, \r\n PROMOVENDO UMA DIVULGAÇÃO DA PEDAGOGIA DO CINEMA. MESMO CONSIDERANDO QUE O USO DE ELEMENTOS \r\n CULTURAIS PODE SER ALGUMAS VEZES VISTO COMO DE MENOR IMPORTÂNCIA QUANDO COMPARADO AOS ASPECTOS \r\n TEÓRICOS, O PRESENTE ESTUDA RESSALTA QUE É POSSÍVEL UTILIZAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS ENVOLVENDO O \r\n CONTEÚDO DE QUÍMICA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSA CIÊNCIA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DO CINEMA, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID, ARTE, FEITICEIRA ESCARLATE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID317_18112021194853.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MABELLE LIMA PAIVA" "autor_nome_curto" => "MABELLE" "autor_email" => "mabellepaiva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }