Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID E TRABALHO DOCENTE COLETIVO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICA EM CINEMÁTICA E MOBILIDADE MEDIADA POR JOGOS DIGITAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, TRABALHO COLETIVO, PRINCÍPIO EDUCATIVO Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87385
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "PIBID E TRABALHO DOCENTE COLETIVO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICA EM CINEMÁTICA E MOBILIDADE MEDIADA POR JOGOS DIGITAIS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE COMPARTILHA OBSERVAÇÕES SOBRE UMA PRÁTICA DE TRABALHO DOCENTE COLETIVO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. O RELATÓRIO FOI ESCRITO DA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE SUPERVISIONA OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES IN LOCU.TRATAMOS A QUESTÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, INCORPORANDO LEITURAS DE DEMERVAL SAVIANI SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESCOLAR. A AÇÃO PEDAGÓGICA SE DEU NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DIANTE DA PANDEMIA DE SARS-COV 2 (COVID-19), DURANTE ENSINO REMOTO, NOS APROPRIAMOS CRITICAMENTE DE UM JOGO DIGITAL PARA PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS VELOCIDADE E ACELERAÇÃO. NO PROCESSO, TAMBÉM DISCUTIMOS UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE CINEMÁTICA E MOBILIDADE URBANA. MUITO EMBORA OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA NÃO ALMEJEM CONCLUSÕES FINAIS, A PRÁTICA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOCENTE COLETIVO COMO PRINCÍPIO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E ABRIU CAMINHOS PARA O APROFUNDAMENTO TEÓRICO SOBRE COMUNIDADES DE PRÁXIS DOCENTE. BEM COMO, EXPÔS CONTRADIÇÕES, REVELANDO A DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO COMO OBSTÁCULO PARA O DIREITO À APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA , FORMAÇÃO DOCENTE , PIBID , TRABALHO COLETIVO , PRINCÍPIO EDUCATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6340542cb6a2e_07102022133036.pdf"
    "created_at" => "2022-10-07 13:30:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO AUGUSTO MOREIRA TONIOLO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO MOREIRA"
    "autor_email" => "pro.thiagom@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE SEE-PR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87385
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "PIBID E TRABALHO DOCENTE COLETIVO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICA EM CINEMÁTICA E MOBILIDADE MEDIADA POR JOGOS DIGITAIS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE COMPARTILHA OBSERVAÇÕES SOBRE UMA PRÁTICA DE TRABALHO DOCENTE COLETIVO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. O RELATÓRIO FOI ESCRITO DA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE SUPERVISIONA OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES IN LOCU.TRATAMOS A QUESTÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, INCORPORANDO LEITURAS DE DEMERVAL SAVIANI SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESCOLAR. A AÇÃO PEDAGÓGICA SE DEU NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DIANTE DA PANDEMIA DE SARS-COV 2 (COVID-19), DURANTE ENSINO REMOTO, NOS APROPRIAMOS CRITICAMENTE DE UM JOGO DIGITAL PARA PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS VELOCIDADE E ACELERAÇÃO. NO PROCESSO, TAMBÉM DISCUTIMOS UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE CINEMÁTICA E MOBILIDADE URBANA. MUITO EMBORA OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA NÃO ALMEJEM CONCLUSÕES FINAIS, A PRÁTICA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOCENTE COLETIVO COMO PRINCÍPIO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E ABRIU CAMINHOS PARA O APROFUNDAMENTO TEÓRICO SOBRE COMUNIDADES DE PRÁXIS DOCENTE. BEM COMO, EXPÔS CONTRADIÇÕES, REVELANDO A DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO COMO OBSTÁCULO PARA O DIREITO À APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA , FORMAÇÃO DOCENTE , PIBID , TRABALHO COLETIVO , PRINCÍPIO EDUCATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6340542cb6a2e_07102022133036.pdf"
    "created_at" => "2022-10-07 13:30:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO AUGUSTO MOREIRA TONIOLO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO MOREIRA"
    "autor_email" => "pro.thiagom@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE SEE-PR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE COMPARTILHA OBSERVAÇÕES SOBRE UMA PRÁTICA DE TRABALHO DOCENTE COLETIVO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. O RELATÓRIO FOI ESCRITO DA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE SUPERVISIONA OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES IN LOCU.TRATAMOS A QUESTÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, INCORPORANDO LEITURAS DE DEMERVAL SAVIANI SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESCOLAR. A AÇÃO PEDAGÓGICA SE DEU NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DIANTE DA PANDEMIA DE SARS-COV 2 (COVID-19), DURANTE ENSINO REMOTO, NOS APROPRIAMOS CRITICAMENTE DE UM JOGO DIGITAL PARA PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS VELOCIDADE E ACELERAÇÃO. NO PROCESSO, TAMBÉM DISCUTIMOS UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE CINEMÁTICA E MOBILIDADE URBANA. MUITO EMBORA OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA NÃO ALMEJEM CONCLUSÕES FINAIS, A PRÁTICA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOCENTE COLETIVO COMO PRINCÍPIO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E ABRIU CAMINHOS PARA O APROFUNDAMENTO TEÓRICO SOBRE COMUNIDADES DE PRÁXIS DOCENTE. BEM COMO, EXPÔS CONTRADIÇÕES, REVELANDO A DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO COMO OBSTÁCULO PARA O DIREITO À APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.