REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS REMOTAMENTE PELO PIBID: PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84991 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 435 "inscrito_id" => 1858 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS REMOTAMENTE PELO PIBID: PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), CAMPUS CHAPECÓ, NO SUBPROJETO DE LETRAS/2021. EM MARÇO, A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPECÓ, NA QUAL O PROJETO ESTÁ INSERIDO, RETOMOU AS ATIVIDADES PRESENCIAIS, PORÉM O PIBID MANTEVE AS ATIVIDADES ONLINE. ASSIM, PARA APROXIMAR OS PIBIDIANOS AO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA O OBJETIVO DO PROGRAMA QUE É A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, FORAM PENSADAS E ORGANIZADAS ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITARAM AOS GRADUANDOS VIVENCIAR A ROTINA ESCOLAR. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ENCONTROS, DISCUSSÕES E LEITURAS PARA PLANEJAR DE QUE FORMA AS AÇÕES COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA SERIAM REALIZADAS. NESSE PERCURSO, TIVEMOS O PLANEJAMENTO E ESTUDO DOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM O FAZER DOCENTE, COMO PONTO DE PARTIDA ESTUDAMOS O PPP DA ESCOLA, EM SEGUIDA, DISCUTIMOS OUTROS DOCUMENTOS COMO A BNCC, CURRÍCULO MUNICIPAL, ETC. COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, OBSERVARAM AULAS, PLANEJARAM OFICINAS E APLICARAM POR MEIO DE CHAMADAS DE VÍDEO. AS ATIVIDADES MOSTRARAM ALGUNS DESAFIOS E OS RESULTADOS EXPUSERAM LACUNAS NO ENSINO POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS, TANTO TÉCNICAS QUANTO DE EFETIVA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS. ENTRETANTO, O PLANEJAMENTO POSSIBILITOU QUE AS AULAS TIVESSEM UM BOM ANDAMENTO, E POSTERIORMENTE OPORTUNIZOU REFLEXÕES. ANCORADOS NA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM ENUNCIATIVA-DISCURSIVA E EM MENEGOLLA E SANT-ANNA (2014), ANTUNES (2003), SERVIRAM DE APORTE PARA NOSSA DISCUSSÃO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR E DA ATUAÇÃO EM SALA, CONSIDERANDO A REALIDADE DO ALUNO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, AULA ONLINE, PLANEJAMENTO, PIBID LETRAS, TECNOLOGIA EM SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA_ID1858_18112021133600.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTELA APARECIDA DAMIÃO" "autor_nome_curto" => "ESTELA" "autor_email" => "estela.damiao159@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84991 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 435 "inscrito_id" => 1858 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS REMOTAMENTE PELO PIBID: PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), CAMPUS CHAPECÓ, NO SUBPROJETO DE LETRAS/2021. EM MARÇO, A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPECÓ, NA QUAL O PROJETO ESTÁ INSERIDO, RETOMOU AS ATIVIDADES PRESENCIAIS, PORÉM O PIBID MANTEVE AS ATIVIDADES ONLINE. ASSIM, PARA APROXIMAR OS PIBIDIANOS AO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA O OBJETIVO DO PROGRAMA QUE É A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, FORAM PENSADAS E ORGANIZADAS ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITARAM AOS GRADUANDOS VIVENCIAR A ROTINA ESCOLAR. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ENCONTROS, DISCUSSÕES E LEITURAS PARA PLANEJAR DE QUE FORMA AS AÇÕES COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA SERIAM REALIZADAS. NESSE PERCURSO, TIVEMOS O PLANEJAMENTO E ESTUDO DOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM O FAZER DOCENTE, COMO PONTO DE PARTIDA ESTUDAMOS O PPP DA ESCOLA, EM SEGUIDA, DISCUTIMOS OUTROS DOCUMENTOS COMO A BNCC, CURRÍCULO MUNICIPAL, ETC. COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, OBSERVARAM AULAS, PLANEJARAM OFICINAS E APLICARAM POR MEIO DE CHAMADAS DE VÍDEO. AS ATIVIDADES MOSTRARAM ALGUNS DESAFIOS E OS RESULTADOS EXPUSERAM LACUNAS NO ENSINO POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS, TANTO TÉCNICAS QUANTO DE EFETIVA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS. ENTRETANTO, O PLANEJAMENTO POSSIBILITOU QUE AS AULAS TIVESSEM UM BOM ANDAMENTO, E POSTERIORMENTE OPORTUNIZOU REFLEXÕES. ANCORADOS NA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM ENUNCIATIVA-DISCURSIVA E EM MENEGOLLA E SANT-ANNA (2014), ANTUNES (2003), SERVIRAM DE APORTE PARA NOSSA DISCUSSÃO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR E DA ATUAÇÃO EM SALA, CONSIDERANDO A REALIDADE DO ALUNO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, AULA ONLINE, PLANEJAMENTO, PIBID LETRAS, TECNOLOGIA EM SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA_ID1858_18112021133600.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTELA APARECIDA DAMIÃO" "autor_nome_curto" => "ESTELA" "autor_email" => "estela.damiao159@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }