OFICINA PEDAGÓGICA DE ACRÓSTICO NO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DE MAUÁ: UMA AÇÃO DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84908 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 1429 "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA DE ACRÓSTICO NO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DE MAUÁ: UMA AÇÃO DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "TENDO EM VISTA A CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS EM QUE O BRASIL E O MUNDO FORAM IMPOSTOS, E DADA AS VIGENTES RECOMENDAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL, VISANDO DIMINUIR AS TAXAS DE TRANSMISSÃO, MUITAS INSTITUIÇÕES ADOTARAM O ENSINO REMOTO COMO ALTERNATIVA EDUCACIONAL, SAINDO DAS SALAS DE AULAS FÍSICAS PARA AMBIENTES VIRTUAIS. O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) TEVE QUE SER ADAPTADO A ESSE NOVO MODELO, E JUNTO A ISSO, OS PIBIDIANOS EM CONJUNTO COM PROFESSORES/ORIENTADORES, FORAM EM BUSCA DE NOVAS METODOLOGIAS, QUE PUDESSE TORNAR POSSÍVEL UMA MELHOR TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, INCLUSIVA, INTERATIVA VISANDO DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR E TRAZER OS ALUNOS DE VOLTA AOS CÍRCULOS ESCOLARES, NAS AULAS VIRTUAIS UTILIZANDO FERRAMENTAS COMO O GOOGLE MEET, WHATSAPP ENTRE OUTROS RECURSOS, QUE FORAM ALGUNS DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS DURANTE ESSA PANDEMIA, EM TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA. VISANDO UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EFETIVA PARA O CENÁRIO PANDÊMICO E A INTERATIVIDADE ENTRE PIBIDIANOS E ALUNOS, FOI APLICADA UMA OFICINA DE ACRÓSTICO GEOGRÁFICO, NAS TURMAS DO "SEGUNDO ANO F E SEGUNDO ANO G", ONDE FOI TRABALHADO O TEMA "POPULAÇÃO MUNDIAL E POPULAÇÃO BRASILEIRA”. OS RESULTADOS FORAM PROMISSORES, EVIDENCIANDO O ESFORÇO DOS ALUNOS, E O ENGAJAMENTO NO TRABALHO EM GRUPO, MAS QUE DENTRE ESSES RESULTADOS, O QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO FOI A CRIATIVIDADE APLICADA NA ELABORAÇÃO DE CADA ACROSTICO. FOI UM MOMENTO IMPAR NESSE PERÍODO REMOTO, MINIMIZANDO UM POUCO OS PROBLEMAS DESSA PANDEMIA E PRINCIPALMENTE CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, OFICINA DE ACRÓSTICO, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1429_26102021195346.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIVALDO SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "RIVALDO" "autor_email" => "rivaldosantosfla123@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84908 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 1429 "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA DE ACRÓSTICO NO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DE MAUÁ: UMA AÇÃO DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "TENDO EM VISTA A CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS EM QUE O BRASIL E O MUNDO FORAM IMPOSTOS, E DADA AS VIGENTES RECOMENDAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL, VISANDO DIMINUIR AS TAXAS DE TRANSMISSÃO, MUITAS INSTITUIÇÕES ADOTARAM O ENSINO REMOTO COMO ALTERNATIVA EDUCACIONAL, SAINDO DAS SALAS DE AULAS FÍSICAS PARA AMBIENTES VIRTUAIS. O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) TEVE QUE SER ADAPTADO A ESSE NOVO MODELO, E JUNTO A ISSO, OS PIBIDIANOS EM CONJUNTO COM PROFESSORES/ORIENTADORES, FORAM EM BUSCA DE NOVAS METODOLOGIAS, QUE PUDESSE TORNAR POSSÍVEL UMA MELHOR TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, INCLUSIVA, INTERATIVA VISANDO DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR E TRAZER OS ALUNOS DE VOLTA AOS CÍRCULOS ESCOLARES, NAS AULAS VIRTUAIS UTILIZANDO FERRAMENTAS COMO O GOOGLE MEET, WHATSAPP ENTRE OUTROS RECURSOS, QUE FORAM ALGUNS DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS DURANTE ESSA PANDEMIA, EM TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA. VISANDO UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EFETIVA PARA O CENÁRIO PANDÊMICO E A INTERATIVIDADE ENTRE PIBIDIANOS E ALUNOS, FOI APLICADA UMA OFICINA DE ACRÓSTICO GEOGRÁFICO, NAS TURMAS DO "SEGUNDO ANO F E SEGUNDO ANO G", ONDE FOI TRABALHADO O TEMA "POPULAÇÃO MUNDIAL E POPULAÇÃO BRASILEIRA”. OS RESULTADOS FORAM PROMISSORES, EVIDENCIANDO O ESFORÇO DOS ALUNOS, E O ENGAJAMENTO NO TRABALHO EM GRUPO, MAS QUE DENTRE ESSES RESULTADOS, O QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO FOI A CRIATIVIDADE APLICADA NA ELABORAÇÃO DE CADA ACROSTICO. FOI UM MOMENTO IMPAR NESSE PERÍODO REMOTO, MINIMIZANDO UM POUCO OS PROBLEMAS DESSA PANDEMIA E PRINCIPALMENTE CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, OFICINA DE ACRÓSTICO, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1429_26102021195346.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIVALDO SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "RIVALDO" "autor_email" => "rivaldosantosfla123@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }