AS POLÍTICAS INCLUSIVAS, DE ACORDO COM O CENSO ESCOLAR DE 2018, TÊM OCASIONADO O AUMENTO DO NÚMERO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS EM ESCOLAS REGULARES. UM GRANDE DESAFIO QUE VEM JUNTO COM ISSO É O PREPARO DOS PROFESSORES DA REDE REGULAR PARA LIDAR E IMPULSIONAR ESSES ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA. A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES É ESSENCIAL PARA QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA OCORRA DE MODO EFETIVO E ADEQUADO. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA JÁ É DESAFIADORA EM ÉPOCAS NORMAIS, NO PERÍODO PANDÊMICO A INVISIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FOI AINDA MAIS DESTACADA.
NESTE TRABALHO, DESCREVEREMOS O CAMINHO METODOLÓGICO SEGUIDO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E DISCUTIREMOS OS PILARES RELATIVOS AO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE FORAM REALIZADAS PELO GRUPO.
EM DIVERSAS CONVERSAS COM O CORPO DOCENTE E COM A COORDENAÇÃO DA ESCOLA PUDEMOS ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO DO 3 ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO. NESSAS DISCUSSÕES FOI TRAZIDA A PAUTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A ESCOLA, ALÉM DE INICIAR UMA MOVIMENTAÇÃO DO CORPO DOCENTE ESCOLAR PARA A MUDANÇA DA MENTALIDADE ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.